Metodologia: aulas presenciais com acesso a plataforma digital (videoaulas e ePub)
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Horária: 72 horas = 09 encontros de 8 horas
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Parcelamento: (opção exclusiva para matrícula presencial no polo)
À vista (dinheiro ou cheque) R$ 1.340,00
5 cheques x R$ 326,00 (R$ 1.630,00)
Pagamento com cartão de crédito ou débito: R$1.630,00 (Pagamento processado pelo Pagseguro - Em caso de parcelamento em mais de 5x pode haver acréscimo)
Português - 16h
Conhecimentos Gerais
Mod Item Edital
1 BRASIL, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Artigos 5°, 37 a 41, 205 a 214, 227 a 229.
1 BRASIL, 1996. Lei Federal n.° 9.394, de 20/12/1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
1 BRASIL, 1990. Lei Federal n.° 8.069, de 13/07/1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Artigos 53 a 59 e 136 a 137.
1 Lei Orgânica do Município de Mauá - artigos 191 a 213
1 Lei Complementar n.º 36, de 30 de dezembro de 2019 e seus regulamentos - Estabelece o Estatuto do Magistério e o Quadro de Apoio ao Magistério do Município de Mauá e dá outras providências.
1 Lei Complementar n.º 01, de 08 de março de 2002 e suas alterações e seus regulamentos - Estabelece o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Mauá.
1 MAUÁ. RESOLUÇÃO SE N. 02/2020 - Dispõe sobre o módulo de profissionais nas classes da Rede Municipal de Ensino.
1 MAUÁ. RESOLUÇÃO SE N. 15/2017 - Dispõe sobre módulos de servidores readaptados que atuam na Rede Municipal de Ensino de Mauá.
1 MAUÁ. RESOLUÇÃO SE Nº 16/2017 – Dispõe sobre parâmetros do número de alunos nas classes da Rede Municipal de Ensino e módulo de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil – ADI.
2 BRASIL, 2010. Resolução n.° 04/10 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
2 BRASIL, 2001. Resolução CNE/CEB nº 2/2001: Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.
2 BRASIL, 2010. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. - Brasília : MEC, SEB, 2010.
2 BRASIL, 2008. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Indagações sobre currículo. Brasília, 2008.
2 BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007.
2 MAUÁ, 2018. Currículo Municipal da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Mauá.
2 MAUÁ. DELIBERAÇÃO/CME n.º 05 e 15 - Diretrizes para a Educação de Jovens e Adultos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Sistema Municipal de Educação de Mauá.
2 MAUÁ. DELIBERAÇÃO/CME N.º 08/2018 - Diretrizes da Educação Especial para a rede municipal de ensino de Mauá.
3 AZANHA, José Mário Pires. Democratização do ensino: vicissitudes da ideia no ensino paulista. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 335-344, maio/ago. 2004.
3 CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 14. ed., São Paulo, Cortez, 2011.
3 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
3 FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
3 LA TAILLE, Yves.DANTAS, Heloisa e OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 24. ed. São Paulo: Summus, 1992.
3 SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas; Autores Associados, 2010.
4 CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza (Org.). Interação escola família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2010.
4 HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Tradução: Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998
4 LUCKESI, C. C. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.
4 VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 29. ed. Campinas: Papirus, 2011.
4 ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani F. F. Rosa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.
Conhecimentos Específicos
6 MAUÁ. DELIBERAÇÃO/CME nº 16/2019 - Dispõe sobre as normas para autorização e funcionamento das escolas privadas do Sistema Municipal de Educação de Mauá.
5 MAUÁ. DELIBERAÇÃO/CME N.º 14/2018 – Dispõe sobre Compensação de Ausências na Rede Municipal de Ensino de Mauá.
5 MAUÁ. DELIBERAÇÃO/CME N.º 13/2018 – Dispõe sobre o regime de progressão continuada para o ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Mauá.
5 MAUÁ. DELIBERAÇÃO/CME N.º 12/2018 – Dispõe sobre as diretrizes para matrícula Inicial de Crianças na Educação Infantil e Ensino Fundamental no Sistema Municipal de Educação de Mauá.
5 MAUÁ. DELIBERAÇÃO/CME n.º 11/2018 – Dispõe sobre equivalência, revalidação e convalidação de Estudos para a Rede Municipal de Ensino de Mauá.
5 MAUÁ. DELIBERAÇÃO/CME N.º 09/2018 – Dispõe sobre classificação e reclassificação de alunos para as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Mauá.
5 MAUÁ. DELIBERAÇÃO/CME N.º 07/2018 – Processo de progressão parcial para o ensino fundamental anos iniciais e ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos para a Rede Municipal de Ensino de Mauá.
5 MAUÁ. RESOLUÇÃO SE n.º 22/2018 – Matrizes Curriculares das Escolas Municipais da Rede Municipal de Ensino de Mauá.
6 MAUÁ. DELIBERAÇÃO/CME n.º 10/2018 – Dispõe sobre a regularização de Vida Escolar para o Sistema Municipal de Educação de Mauá.
6 MAUÁ. DELIBERAÇÃO/CME n.º 03/2017 – Dispõe sobre a inclusão de Nome Social nos registros escolares na Rede Municipal de Ensino de Mauá.
6 MAUÁ. INDICAÇÃO E DELIBERAÇÃO/CME n.º 02/2017 – Qualificação necessária dos docentes para ministrarem aulas nas disciplinas do currículo da Educação Básica no Sistema Municipal de Educação de Mauá.
6 MAUÁ. DELIBERAÇÃO/CME n.º 01/2017 – Atendimento escolar de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas soicoeducativas no Sistema Municipal de Educação de Mauá.
6 MAUÁ. RESOLUÇÃO SE N.º 09/2018 – Estabelece o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres – APM, para a Rede Municipal de Ensino de Mauá, e dá outras providências.
6 MAUÁ. RESOLUÇÃO SE Nº 17/2017 – Dispõe sobre o módulo de gestores das unidades escolares da rede municipal de ensino.
7 ALVES, Nilda (coord.). Educação e supervisão: o trabalho coletivo na escola. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
7 CARDOSO, Heloísa. Supervisão: um exercício de democracia ou de autoritarismo? In: ALVES, Nilda (org.). Educação & supervisão: o trabalho coletivo na escola. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
7 LÜCK, Heloisa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. (Cadernos de Gestão).
7 PERFEITO, Cátia Deniana. Planejamento estratégico como instrumento de gestão escolar. Educação Brasileira, Brasília, v. 29, n. 58 e 59, p. 49-61, jan./dez. 2007.
7 PINTO, José Marcelino de Rezende; SOUZA, Silvana Aparecida de. (Org). Para onde vai o dinheiro? Caminhos e descaminhos do financiamento da educação. São Paulo: Xamã, 2014.
7 POSSANI, Lourdes de Fátima Paschoaletto; ALMEIDA, Júlio Gomes; SALMASO, José Luis (org.). Ação Supervisora: tendências e práticas. Curitiba: CRV, 2012.
7 RANGEL, Mary (org.). Supervisão e gestão na escola: conceitos e práticas de mediação. 3. ed. Campinas: Papirus, 2015.
Datas: 21/03, 28/03, 04/04, 18/04, 19/04 (domingo a se confirmar), 25/04, 01/05 (feriado – confirmado), 02/05, 09/05 e 16/05
09 encontros de 08 horas cada.
Sendo: 16 horas de Português, 32 horas de Conhecimentos Gerais e 24 horas de Conhecimentos Específicos.
NÃO
REPOMOS AULA POR FALTA DO ALUNO.