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Prefeitura de Guarulhos - Professor de Educação Básica II

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Cargo: Professor(a) de Educação Básica – Educação Artística, Professor(a) de Educação Básica – Ciências Físicas e Biológicas, Professor(a) de Educação Básica – Língua e Cultura Portuguesa, Professor(a) de Educação Básica – Matemática,     Professor(a) de Educação Básica – Língua e Cultura Inglesa - parte comum a todos os cargos

Do Curso Preparatório

Disponibilização do curso e duração:

Após a data da compra, o acesso ao curso ficará disponível até 02 dias após a realização das provas objetivas.

Modalidade: EAD


R$ 300,00 (Pagamento com cartão de crédito ou débito – Pagamento processado pelo Pagseguro – Em caso de parcelamento pode haver acréscimo de taxas)

MÓDULO I

BRASIL. Constituição Federal. Título VIII – Da Ordem Social: Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto: Seção I – Da Educação. (vi deoaulas e arquivo) BRASIL. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. (videoaulas e arquivo) BRASIL. Lei Federal nº 9.394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (videoaulas e arquivo)

MÓDULO II

BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. (videoaulas e arquivo)BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.  (videoaulas e arquivo) BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental: anos finais. (videoaulas e arquivo)

MÓDULO III

AGUIAR, Márcia Ângela da Silva [et. al.]. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. (videoaulas e arquivo) ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola. Conferência Nacional da Educação Básica. (videoaulas e arquivo) CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família. p. 28-32. In: CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009. (videoaulas e arquivo) CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez Editora, 2002. (Capítulos 3 e 7). (videoaulas e arquivo) DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local. Estud. av. [online]. 2007, vol.21, nº 60, pp. 75-90. (videoaulas e arquivo) FONTANA, Roseli Ap. Cação. Mediação Pedagógica em sala de aula. Campinas: Editora Autores Associados, 1996 (Primeiro tópico da Parte I – A gênese social da conceitualização). (videoaulas e arquivo) HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. In: SE/SP/FDE. Revista Ideias, nº 22, pág. 51 a 59. (videoaulas e arquivo) MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora. PIMENTA, Selma, G.A. A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1º Grau. Ideias, nº 8, 1.990, p 17-24.  (videoaulas e arquivo) VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola – uma construção possível. 2.ª ed. Campinas: Papirus, 1996. (videoaulas e arquivo)

MÓDULO IV

COLL, César. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1999. (Capítulos 4 e 5).  (videoaulas e arquivo) GALVÃO, Izabel. Expressividade e emoções segundo a perspectiva de Wallon. In: ARANTES, Valéria A. Afetividade na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003. (videoaulas e arquivo) GARCIA, Lenise Aparecida Martins. “Transversalidade e Interdisciplinaridade”. (videoaulas e arquivo) MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas às diferenças, capítulo 5. In: MANTOAN, Maria Teresa Eglér (Org.). Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: Moderna, 2001. (videoaulas e arquivo) MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. In: Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.4, n.12.p.13-21, maio/ago.2004. (videoaulas e arquivo) ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará, 2010. (videoaulas e arquivo) VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista. Revista do Cogeime, nº 14, julho/99, pág. 15-38. (videoaulas e arquivo) WEIZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2000, (capítulos 4 e 8). (videoaulas e arquivo) ZABALA, Antoni. A Prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998, (capítulo 2) (videoaulas e arquivo)

MÓDULO V

LIBÂNEO, J.C. Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985. (Capítulo 6). (videoaulas e arquivo)LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012, 4ª Parte, capítulo III. (videoaulas e arquivo) LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013, capítulos 2,7 e 9.  (videoaulas e arquivo) PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Paulo  Francisco Slomp. UFRGS- PEAD 2009/1. (videoaulas e arquivo) QUEIROZ, Cecília T. A. P. de; MOITA, Filomena M. G. da S.C.. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. (MEC/SEB/SEED). (videoaulas e arquivo) RESENDE, L. M. G. de. A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.  (videoaulas e arquivo) RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001 (capítulos 2 e 3). (videoaulas e arquivo)

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