LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS OS CARGOS DE
PROFESSORES) Conteúdo disponibilizado em
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1.
Equivalência e transformação de estruturas: Flexão de substantivos, adjetivos e
pronomes (gênero, número, grau e pessoa). Processos de coordenação e
subordinação. Colocação pronominal. 2. Estudo, compreensão e interpretação de
Texto: A significação das palavras no texto, conceito, encontros vocálicos,
Dígrafos, Ortoépia, Divisão Silábica, Prosódia-Acentuação; Conteúdo do texto:
Relações semânticodiscursivas entre ideias no texto e os recursos linguísticos
usados em função dessas relações; Escrita do texto; Modalizações no texto e os
recursos linguísticos usados em função dessas modalizações; Textos:
publicitários, jornalísticos, instrucionais, narrativos, poéticos, epistolares,
história em quadrinhos; Linguagem verbal e não verbal. 3. Fenômenos semânticos:
sinonímia, homonímia, antonímia, paronímia, hiponímia, hiperonímia,
ambiguidade. 4. Figuras de linguagem: (comparação, metáfora, eufemismo,
prosopopeia, onomatopeia, antítese, paradoxo, hipérbole, perífrase, silepse,
hipérbato, metonímia, ironia, sinestesia, aliteração); Figuras e Vícios de
Linguagem. 5. Acentuação. 6. Morfologia (Flexão e Emprego): Substantivo;
Adjetivo; Pronome; Artigo; Preposição; Numeral; Advérbio; Interjeição;
Verbo-flexão. 7. Substantivo: classificação, flexão, emprego; 8. Adjetivo:
classificação, flexão, emprego; 9. Pronome: classificação, emprego, colocação
dos pronomes pessoais oblíquos átonos, formas de tratamento; 10.Verbo: conjugação, flexão, propriedades,
classificação, emprego, correlação dos modos e tempos verbais, vozes;
11.Advérbio: classificação e emprego; 12.Níveis de linguagem: Linguagem
denotativa e linguagem conotativa. 13.Ortografia: Crase/Pontuação/Dificuldades
ortográficas; Emprego do “s, z, g, j, ss, ç, x, ch”; 14.Língua portuguesa
aplicada à redação de documentos. 15.Regra padrão de concordância nominal e
verbal. 16.Sintaxe: Elementos estruturais das palavras; Formação das palavras;
Frase-oração-período; Sujeito: classificação; Predicado: verbal, nominal e
verbo-nominal; Complementos verbais, objeto direto, objeto indireto; Adjuntos
adnominais e adverbiais; Agente da passiva; Vocativo e aposto; Período composto
por coordenação; Período composto por subordinação; Colocação pronominal,
pronomes átonos; Figuras de sintaxe; Termos de Oração/ Período
Composto/Conceito e classificação das orações.
RACIOCÍNIO LÓGICO (COMUM A TODOS OS CARGOS DE
PROFESSORES)Conteúdo disponibilizado em
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1. Entendimento
de estrutura lógica de situações-problema, bem como aplicar conteúdos
matemáticos na vida prática. 2. Determinantes; 3. Exponencial: propriedades,
função e equação; 4. Função de 1º grau: raiz, coeficiente angular, equação e
gráfico; 5. Função de 2º grau: raízes, concavidade, discriminante, equação,
vértice e gráfico; 6. Função: definição;
classificação quanto injetora, sobrejetora e bijetora; composta; e inversa; 7.
Geometria espacial: prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera; 8. Geometria plana:
Teorema de Pitágoras; área e propriedades das figuras planas: quadriláteros,
triângulo e circunferência; 9. Logaritmos: propriedades, função e equação; 10.
Matemática Financeira: porcentagem; juros simples e compostos; montante; e
equivalência de taxas e de capitais; 11. Matrizes; 12. Potenciação e
radiciação; 13. Probabilidade e análise combinatória; 14.Sequência e
Progressões aritmética e geométrica; 15.Sistema de equações lineares;
16.Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e volume; 17.
Trigonometria: seno, cosseno e tangente; teorema fundamental da Trigonometria;
equações, transformações e identidades trigonométricas;
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL (COMUM AOS DOIS CARGOS)
1. BRASIL. Constituição da República Federativa do
Brasil. Promulgada em 05 de dezembro de 1988. Art. 205 ao 214. (arquivo
PDF/e-book e videoaulas) 2. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei
8.069/90, de 13 de julho de 1990. (arquivo PDF/e-book e videoaulas) 3. BRASIL.
Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
(arquivo PDF/e-book e videoaulas) 4. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria
de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI,
2013. Capítulos: • Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional
especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. 5. BRASIL. Secretaria de Educação Especial.
Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
Brasília, MEC/SEESP, 2008. (arquivo PDF/e-book e videoaulas) 6. FRANCO DA ROCHA
– SP. Lei Complementar Municipal nº 251/2016, alterada pelas Leis nº 283/2017,
287/2018 e 305/2018 – Parte Geral – Livro I e II; Parte Especial Livro II
(arquivo PDF/e-book) 7. FRANCO DA ROCHA – SP. Lei Complementar Municipal nº
252/2016, alterada pelas Leis nº 280/2018, 286/2018 e 306/2018 (arquivo
PDF/e-book) 8.MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar – O que é? Por quê?
Como fazer?. 1ª Edição. São Paulo: Summus, 2015.(arquivo PDF/e-book e
videoaulas)
CONHECIMENTOS
ESPECÍFICOS (INSTRUTOR DE LIBRAS)
1. BRASIL. LEI 10.436/02 – Oficialização da
Libras.(arquivo PDF/e-book) 2. BRASIL. DECRETO 5626/05 - Regulamentação da
Libras.(arquivo PDF/e-book) 3. SKLIAR, Carlos (org). A surdez: um olhar sobre
as diferenças. Porto Alegre: mediação, 1998.(arquivo PDF/e-book)
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (INSTRUTOR DE BRAILLE)
1. BRASIL. Legislação específica sobre o uso do
Sistema Braille no Brasil: Lei 9610, de 19 de fevereiro de 1998; portarias
ministeriais nº 319, de 26 de fevereiro de 1999; nº 872 de 01 de junho de 1999;
nº 554 de 26 de Abril de 2000. (arquivo PDF/e-book)