LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS OS CARGOS DE
PROFESSORES) Conteúdo disponibilizado em arquivo PDF/e-book
1. Equivalência e transformação de estruturas:
Flexão de substantivos, adjetivos e pronomes (gênero, número, grau e pessoa).
Processos de coordenação e subordinação. Colocação pronominal. 2. Estudo,
compreensão e interpretação de Texto: A significação das palavras no texto,
conceito, encontros vocálicos, Dígrafos, Ortoépia, Divisão Silábica,
Prosódia-Acentuação; Conteúdo do texto: Relações semântico discursivas entre ideias
no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações; Escrita
do texto; Modalizações no texto e os recursos linguísticos usados em função
dessas modalizações; Textos: publicitários, jornalísticos, instrucionais,
narrativos, poéticos, epistolares, história em quadrinhos; Linguagem verbal e
não verbal. 3. Fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia, antonímia,
paronímia, hiponímia, hiperonímia, ambiguidade. 4. Figuras de linguagem:
(comparação, metáfora, eufemismo, prosopopeia, onomatopeia, antítese, paradoxo,
hipérbole, perífrase, silepse, hipérbato, metonímia, ironia, sinestesia,
aliteração); Figuras e Vícios de Linguagem. 5. Acentuação. 6. Morfologia
(Flexão e Emprego): Substantivo; Adjetivo; Pronome; Artigo; Preposição;
Numeral; Advérbio; Interjeição; Verbo-flexão. 7. Substantivo: classificação,
flexão, emprego; 8. Adjetivo: classificação, flexão, emprego; 9. Pronome:
classificação, emprego, colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos, formas
de tratamento; 10.Verbo: conjugação, flexão,
propriedades, classificação, emprego, correlação dos modos e tempos verbais,
vozes; 11.Advérbio: classificação e emprego; 12.Níveis de linguagem: Linguagem
denotativa e linguagem conotativa. 13.Ortografia: Crase/Pontuação/Dificuldades
ortográficas; Emprego do “s, z, g, j, ss, ç, x, ch”; 14.Língua portuguesa
aplicada à redação de documentos. 15.Regra padrão de concordância nominal e
verbal. 16.Sintaxe: Elementos estruturais das palavras; Formação das palavras;
Frase-oração-período; Sujeito: classificação; Predicado: verbal, nominal e
verbo-nominal; Complementos verbais, objeto direto, objeto indireto; Adjuntos
adnominais e adverbiais; Agente da passiva; Vocativo e aposto; Período composto
por coordenação; Período composto por subordinação; Colocação pronominal,
pronomes átonos; Figuras de sintaxe; Termos de Oração/ Período
Composto/Conceito e classificação das orações.
RACIOCÍNIO LÓGICO (COMUM A TODOS OS CARGOS DE
PROFESSORES)Conteúdo disponibilizado em arquivo PDF/e-book
1. Entendimento de estrutura lógica de
situações-problema, bem como aplicar conteúdos matemáticos na vida prática. 2.
Determinantes; 3. Exponencial: propriedades, função e equação; 4. Função de 1º
grau: raiz, coeficiente angular, equação e gráfico; 5. Função de 2º grau:
raízes, concavidade, discriminante, equação, vértice e gráfico; 6. Função: definição; classificação quanto
injetora, sobrejetora e bijetora; composta; e inversa; 7. Geometria espacial:
prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera; 8. Geometria plana: Teorema de
Pitágoras; área e propriedades das figuras planas: quadriláteros, triângulo e
circunferência; 9. Logaritmos: propriedades, função e equação; 10. Matemática
Financeira: porcentagem; juros simples e compostos; montante; e equivalência de
taxas e de capitais; 11. Matrizes; 12. Potenciação e radiciação; 13.
Probabilidade e análise combinatória; 14.Sequência e Progressões aritmética e
geométrica; 15.Sistema de equações lineares; 16.Sistema métrico: medidas de
tempo, comprimento, superfície e volume; 17. Trigonometria: seno, cosseno e
tangente; teorema fundamental da Trigonometria; equações, transformações e
identidades trigonométricas;
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL (COMUM A TODOS OS CARGOS DE
PROFESSORES)
1. BRASIL. Constituição da República Federativa do
Brasil. Promulgada em 05 de dezembro de 1988. Art. 205 ao 214.(arquivo
PDF/e-book e videoaulas) 2. BRASIL.
Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990.
(arquivo PDF/e-book e videoaulas) 3. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura.
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.(arquivo PDF/e-book e videoaulas) 4. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria
de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI,
2013. Capítulos: • Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação
Básica(arquivo PDF/e-book e videoaulas) • Revisão das Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação infantil(arquivo PDF/e-book) • Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos(arquivo
PDF/e-book e videoaulas) • Diretrizes Operacionais para o atendimento
educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial(arquivo
PDF/e-book e videoaulas) • Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e
Adultos/EJA(arquivo PDF/e-book) • Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para
a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura
Afro-Brasileira e Africana(arquivo PDF/e-book e videoaulas) 5. BRASIL.
Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na
perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008. (arquivo
PDF/e-book e videoaulas) 6. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional
de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e
orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada
obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da
Educação Básica. Brasília: MEC, 2017. (arquivo PDF/e-book e videoaulas) 7.
FRANCO DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação. Proposta Curricular do
Município de Franco da Rocha – Caderno I, 2015.(arquivo PDF/e-book) 8. FRANCO
DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação. Proposta Curricular do
Município de Franco da Rocha – Caderno II, 2015.(arquivo PDF/e-book) 9. FRANCO
DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação. Proposta Curricular do
Município de Franco da Rocha – Caderno III, 2015.(arquivo PDF/e-book) 10.
FRANCO DA ROCHA – SP. Lei Complementar Municipal nº 251/2016, alterada pelas
Leis nº 283/2017, 287/2018 e 305/2018 – Parte Geral – Livro I e II; Parte
Especial Livro II 11. FRANCO DA ROCHA – SP. Lei Complementar Municipal nº
252/2016, alterada pelas Leis nº280/2018, 286/2018 e 306/2018 (arquivo
PDF/e-book)
CONTEÚDO
PEDAGÓGICO (COMUM A TODOS OS CARGOS DE PROFESSORES)
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem
Escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2013.(arquivo PDF/e-book e
videoaulas) MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar – O que é? Por quê?
Como fazer?. 1ª Edição. São Paulo: Summus, 2015.(arquivo PDF/e-book e
videoaulas) SOARES, Leôncio et al. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 4ª
ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia:
saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1999.(arquivo PDF/e-book e videoaulas)
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Arte
BARBOSA, Ana Mae. ”Dilemas da Arte/Educação como
mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporaneas”. In: _____
(org). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo:
Cortez, 2005. Cap. 2. p. 98-112. (arquivo PDF) FERREIRA, Taís e FALKEMBACH,
Maria Fonseca. Teatro e Dança nos anos iniciais. RS: Editora Mediação, 2012.
((arquivo PDF) FONTERRADA, Marisa. Música e meio ambiente – a ecologia sonora.
São Paulo: Vitale, 2005. (arquivo PDF) HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança
educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000. (arquivo PDF)
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Ciências
BIZZO, Nélio. Pensamento Científico: a natureza da
ciência no ensino fundamental. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 2012. (arquivo
PDF) CARVALHO, A. M. P. de C. e PÉREZ, D. G. Formação de professores de
ciências. Editora Cortez, 2000. (arquivo PDF) SOLINO, Ana Paula e GEHLEN,
Simoni Tormöhlen. Abrodagem Temática Freireana e o ensino de Ciências por
investigação: possíveis relações epistemológicas e pedagógicas. In:
Investigações em Ensino de Ciências – V19 (1) pp. 141–162, 2014. (arquivo PDF)
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Educação Física
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo,
brincadeira e a educação. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2010. (arquivo PDF) NEIRA,
M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas.
São Paulo: Phorte, 2006. (arquivo PDF ) SOARES, Carmem Lúcia et. al.
Metodologia do Ensino de Educação Física. 2ª ed. São Paulo, Cortez Editora,
2012. (arquivo PDF) VAZ, Antonio Carlos. Educação, Corpo e Movimento. Curitiba:
IESDE Brasil S.A, 2010. (arquivo PDF
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Geografia
CASTELLAR, S. (org.). Educação Geográfica – teorias
e práticas docentes. 3. ed., São Paulo: Contexto, 2014. (arquivo PDF) COSTA, W.
M. Geografia política e geopolítica – Discursos sobre o território e o poder.
2. ed. São Paulo: EDUSP, 2010. (arquivo PDF) PASSINI, E. Y. Alfabetização
Cartográfica e a aprendizagem de Geografia. São Paulo: Cortez, 2012. (arquivo
PDF) SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. Editora Edusp. São Paulo. 5ª
edição. (arquivo PDF)
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – História
FUNARI, Pedro Paulo; Piñon, Ana. A temática
indígena na escola. São Paulo: Contexto, 2011. (arquivo PDF) HERNANDEZ, Leila
Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo:
Selo Negro, 2008. (arquivo PDF) SILVA, Marcos e GUIMARÃES, Selva. Ensinar
História no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007.
(arquivo PDF)
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Inglês
BOHN, Hilário I. Ensino e aprendizagem de línguas:
os atores da sala de aula e a necessidade de rupturas. In: MOITA LOPES, L. P.
da (Org.) Linguística Aplicada na Modernidade Recente: Festschrift para Antonieta
Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013 pp. 79 – 98. (arquivo PDF) DUBOC,
A. P. M. A avaliação da aprendizagem de línguas e o letramento crítico: uma
proposta. In. JESUS, D. M.; CARBONIERI, D. (orgs.) Práticas de multiletramentos
e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. São
Paulo: Pontes, 2016, pp.57-80. (arquivo PDF)
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Matemática
BIEMBENGUT,
Maria Salett; Hein, Nelson. Modelagem matemática no ensino. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
(arquivo PDF) BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo das situações didáticas:
conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008. (arquivo PDF) VAN DE
WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e
aplicação em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. (arquivo PDF)
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Língua Portuguesa
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Mudanças
didáticas e pedagógicas no ensino de língua portuguesa. Belo Horizonte:
Autêntica, 2006. (arquivo PDF) DOLZ, J.; NOVERRAZ, N. & SCHNEUWLY, B.
Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento.
In: DOLZ, J. & SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas:
Mercado das Letras, 2004. (arquivo PDF) GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto
em sala de aula. São Paulo: Ática, 2011. (arquivo PDF)