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Edital CONCURSO PÚBLICO-PEB – Edital nº 001/2019

Organizadora: INSTITUTO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – DESENVOLVER RH

Cargo: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Língua Portuguesa

Metodologia/Modalidade: EaD

Disponibilização do curso e duração: Após a data da compra, o acesso ao curso ficará disponível até 02 dias após a realização das provas objetivas.

R$ 200,00 (Pagamento com cartão de crédito ou débito - Pagamento processado pelo Pagseguro - Em caso de parcelamento pode haver acréscimo de taxas)

LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS OS CARGOS DE PROFESSORES) Conteúdo disponibilizado em arquivo PDF/e-book

 

1. Equivalência e transformação de estruturas: Flexão de substantivos, adjetivos e pronomes (gênero, número, grau e pessoa). Processos de coordenação e subordinação. Colocação pronominal. 2. Estudo, compreensão e interpretação de Texto: A significação das palavras no texto, conceito, encontros vocálicos, Dígrafos, Ortoépia, Divisão Silábica, Prosódia-Acentuação; Conteúdo do texto: Relações semântico discursivas entre ideias no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações; Escrita do texto; Modalizações no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas modalizações; Textos: publicitários, jornalísticos, instrucionais, narrativos, poéticos, epistolares, história em quadrinhos; Linguagem verbal e não verbal. 3. Fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia, antonímia, paronímia, hiponímia, hiperonímia, ambiguidade. 4. Figuras de linguagem: (comparação, metáfora, eufemismo, prosopopeia, onomatopeia, antítese, paradoxo, hipérbole, perífrase, silepse, hipérbato, metonímia, ironia, sinestesia, aliteração); Figuras e Vícios de Linguagem. 5. Acentuação. 6. Morfologia (Flexão e Emprego): Substantivo; Adjetivo; Pronome; Artigo; Preposição; Numeral; Advérbio; Interjeição; Verbo-flexão. 7. Substantivo: classificação, flexão, emprego; 8. Adjetivo: classificação, flexão, emprego; 9. Pronome: classificação, emprego, colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos, formas de tratamento;  10.Verbo: conjugação, flexão, propriedades, classificação, emprego, correlação dos modos e tempos verbais, vozes; 11.Advérbio: classificação e emprego; 12.Níveis de linguagem: Linguagem denotativa e linguagem conotativa. 13.Ortografia: Crase/Pontuação/Dificuldades ortográficas; Emprego do “s, z, g, j, ss, ç, x, ch”; 14.Língua portuguesa aplicada à redação de documentos. 15.Regra padrão de concordância nominal e verbal. 16.Sintaxe: Elementos estruturais das palavras; Formação das palavras; Frase-oração-período; Sujeito: classificação; Predicado: verbal, nominal e verbo-nominal; Complementos verbais, objeto direto, objeto indireto; Adjuntos adnominais e adverbiais; Agente da passiva; Vocativo e aposto; Período composto por coordenação; Período composto por subordinação; Colocação pronominal, pronomes átonos; Figuras de sintaxe; Termos de Oração/ Período Composto/Conceito e classificação das orações.

 

RACIOCÍNIO LÓGICO (COMUM A TODOS OS CARGOS DE PROFESSORES)Conteúdo disponibilizado em arquivo PDF/e-book

 

1. Entendimento de estrutura lógica de situações-problema, bem como aplicar conteúdos matemáticos na vida prática. 2. Determinantes; 3. Exponencial: propriedades, função e equação; 4. Função de 1º grau: raiz, coeficiente angular, equação e gráfico; 5. Função de 2º grau: raízes, concavidade, discriminante, equação, vértice e gráfico;  6. Função: definição; classificação quanto injetora, sobrejetora e bijetora; composta; e inversa; 7. Geometria espacial: prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera; 8. Geometria plana: Teorema de Pitágoras; área e propriedades das figuras planas: quadriláteros, triângulo e circunferência; 9. Logaritmos: propriedades, função e equação; 10. Matemática Financeira: porcentagem; juros simples e compostos; montante; e equivalência de taxas e de capitais; 11. Matrizes; 12. Potenciação e radiciação; 13. Probabilidade e análise combinatória; 14.Sequência e Progressões aritmética e geométrica; 15.Sistema de equações lineares; 16.Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e volume; 17. Trigonometria: seno, cosseno e tangente; teorema fundamental da Trigonometria; equações, transformações e identidades trigonométricas;

 

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL (COMUM A TODOS OS CARGOS DE PROFESSORES)

 

1. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 05 de dezembro de 1988. Art. 205 ao 214.(arquivo PDF/e-book e videoaulas)  2. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990. (arquivo PDF/e-book e videoaulas) 3. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.(arquivo PDF/e-book e videoaulas)  4. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Capítulos: • Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica(arquivo PDF/e-book e videoaulas) • Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil(arquivo PDF/e-book) • Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos(arquivo PDF/e-book e videoaulas) • Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial(arquivo PDF/e-book e videoaulas) • Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos/EJA(arquivo PDF/e-book) • Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana(arquivo PDF/e-book e videoaulas) 5. BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008. (arquivo PDF/e-book e videoaulas) 6. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: MEC, 2017. (arquivo PDF/e-book e videoaulas) 7. FRANCO DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação. Proposta Curricular do Município de Franco da Rocha – Caderno I, 2015.(arquivo PDF/e-book) 8. FRANCO DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação. Proposta Curricular do Município de Franco da Rocha – Caderno II, 2015.(arquivo PDF/e-book) 9. FRANCO DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação. Proposta Curricular do Município de Franco da Rocha – Caderno III, 2015.(arquivo PDF/e-book) 10. FRANCO DA ROCHA – SP. Lei Complementar Municipal nº 251/2016, alterada pelas Leis nº 283/2017, 287/2018 e 305/2018 – Parte Geral – Livro I e II; Parte Especial Livro II 11. FRANCO DA ROCHA – SP. Lei Complementar Municipal nº 252/2016, alterada pelas Leis nº280/2018, 286/2018 e 306/2018 (arquivo PDF/e-book)


CONTEÚDO PEDAGÓGICO (COMUM A TODOS OS CARGOS DE PROFESSORES)

 

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2013.(arquivo PDF/e-book e videoaulas) MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar – O que é? Por quê? Como fazer?. 1ª Edição. São Paulo: Summus, 2015.(arquivo PDF/e-book e videoaulas) SOARES, Leôncio et al. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.(arquivo PDF/e-book e videoaulas)

 

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Arte

 

BARBOSA, Ana Mae. ”Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporaneas”. In: _____ (org). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. Cap. 2. p. 98-112. (arquivo PDF) FERREIRA, Taís e FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e Dança nos anos iniciais. RS: Editora Mediação, 2012. ((arquivo PDF) FONTERRADA, Marisa. Música e meio ambiente – a ecologia sonora. São Paulo: Vitale, 2005. (arquivo PDF) HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000. (arquivo PDF)

 

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Ciências

 

BIZZO, Nélio. Pensamento Científico: a natureza da ciência no ensino fundamental. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 2012. (arquivo PDF) CARVALHO, A. M. P. de C. e PÉREZ, D. G. Formação de professores de ciências. Editora Cortez, 2000. (arquivo PDF) SOLINO, Ana Paula e GEHLEN, Simoni Tormöhlen. Abrodagem Temática Freireana e o ensino de Ciências por investigação: possíveis relações epistemológicas e pedagógicas. In: Investigações em Ensino de Ciências – V19 (1) pp. 141–162, 2014. (arquivo PDF)

 

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Educação Física

 

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2010. (arquivo PDF) NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006. (arquivo PDF ) SOARES, Carmem Lúcia et. al. Metodologia do Ensino de Educação Física. 2ª ed. São Paulo, Cortez Editora, 2012. (arquivo PDF) VAZ, Antonio Carlos. Educação, Corpo e Movimento. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2010. (arquivo PDF

 

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Geografia

 

CASTELLAR, S. (org.). Educação Geográfica – teorias e práticas docentes. 3. ed., São Paulo: Contexto, 2014. (arquivo PDF) COSTA, W. M. Geografia política e geopolítica – Discursos sobre o território e o poder. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2010. (arquivo PDF) PASSINI, E. Y. Alfabetização Cartográfica e a aprendizagem de Geografia. São Paulo: Cortez, 2012. (arquivo PDF) SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. Editora Edusp. São Paulo. 5ª edição. (arquivo PDF)

 

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – História

 

FUNARI, Pedro Paulo; Piñon, Ana. A temática indígena na escola. São Paulo: Contexto, 2011. (arquivo PDF) HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2008. (arquivo PDF) SILVA, Marcos e GUIMARÃES, Selva. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007. (arquivo PDF)

 

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Inglês

 

BOHN, Hilário I. Ensino e aprendizagem de línguas: os atores da sala de aula e a necessidade de rupturas. In: MOITA LOPES, L. P. da (Org.) Linguística Aplicada na Modernidade Recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013 pp. 79 – 98. (arquivo PDF) DUBOC, A. P. M. A avaliação da aprendizagem de línguas e o letramento crítico: uma proposta. In. JESUS, D. M.; CARBONIERI, D. (orgs.) Práticas de multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. São Paulo: Pontes, 2016, pp.57-80. (arquivo PDF)

 

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Matemática

 

BIEMBENGUT, Maria Salett; Hein, Nelson. Modelagem matemática no ensino. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2016. (arquivo PDF) BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008. (arquivo PDF) VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. (arquivo PDF)

 

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Língua Portuguesa

 

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Mudanças didáticas e pedagógicas no ensino de língua portuguesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (arquivo PDF) DOLZ, J.; NOVERRAZ, N. & SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J. & SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. (arquivo PDF) GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 2011. (arquivo PDF)

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