LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS OS CARGOS DE
PROFESSORES) Conteúdo disponibilizado em arquivo PDF/e-book
1. Equivalência e transformação de estruturas:
Flexão de substantivos, adjetivos e pronomes (gênero, número, grau e pessoa).
Processos de coordenação e subordinação. Colocação pronominal. 2. Estudo,
compreensão e interpretação de Texto: A significação das palavras no texto,
conceito, encontros vocálicos, Dígrafos, Ortoépia, Divisão Silábica,
Prosódia-Acentuação; Conteúdo do texto: Relações semântico discursivas entre
ideias no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações;
Escrita do texto; Modalizações no texto e os recursos linguísticos usados em
função dessas modalizações; Textos: publicitários, jornalísticos,
instrucionais, narrativos, poéticos, epistolares, história em quadrinhos;
Linguagem verbal e não verbal. 3. Fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia,
antonímia, paronímia, hiponímia, hiperonímia, ambiguidade. 4. Figuras de
linguagem: (comparação, metáfora, eufemismo, prosopopeia, onomatopeia,
antítese, paradoxo, hipérbole, perífrase, silepse, hipérbato, metonímia,
ironia, sinestesia, aliteração); Figuras e Vícios de Linguagem. 5. Acentuação.
6. Morfologia (Flexão e Emprego): Substantivo; Adjetivo; Pronome; Artigo;
Preposição; Numeral; Advérbio; Interjeição; Verbo-flexão. 7. Substantivo:
classificação, flexão, emprego; 8. Adjetivo: classificação, flexão, emprego; 9.
Pronome: classificação, emprego, colocação dos pronomes pessoais oblíquos
átonos, formas de tratamento; 10. Verbo: conjugação, flexão, propriedades,
classificação, emprego, correlação dos modos e tempos verbais, vozes; 11.
Advérbio: classificação e emprego; 12. Níveis de linguagem: Linguagem
denotativa e linguagem conotativa. 13.Ortografia: Crase/Pontuação/Dificuldades
ortográficas; Emprego do “s, z, g, j, ss, ç, x, ch”; 14. Língua portuguesa
aplicada à redação de documentos. 15.Regra padrão de concordância nominal e
verbal. 16.Sintaxe: Elementos estruturais das palavras; Formação das palavras;
Frase-oração-período; Sujeito: classificação; Predicado: verbal, nominal e
verbo-nominal; Complementos verbais, objeto direto, objeto indireto; Adjuntos
adnominais e adverbiais; Agente da passiva; Vocativo e aposto; Período composto
por coordenação; Período composto por subordinação; Colocação pronominal,
pronomes átonos; Figuras de sintaxe; Termos de Oração/ Período Composto/Conceito
e classificação das orações.
RACIOCÍNIO LÓGICO (COMUM A TODOS OS CARGOS DE
PROFESSORES) Conteúdo disponibilizado em arquivo PDF/e-book
1. Entendimento de estrutura lógica de
situações-problema, bem como aplicar conteúdos matemáticos na vida prática. 2.
Determinantes; 3. Exponencial: propriedades, função e equação; 4. Função de 1º
grau: raiz, coeficiente angular, equação e gráfico; 5. Função de 2º grau:
raízes, concavidade, discriminante, equação, vértice e gráfico; 6. Função:
definição; classificação quanto injetora, sobrejetora e bijetora; composta; e
inversa; 7. Geometria espacial: prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera; 8.
Geometria plana: Teorema de Pitágoras; área e propriedades das figuras planas:
quadriláteros, triângulo e circunferência; 9. Logaritmos: propriedades, função
e equação; 10. Matemática Financeira: porcentagem; juros simples e compostos;
montante; e equivalência de taxas e de capitais; 11. Matrizes; 12. Potenciação
e radiciação; 13. Probabilidade e análise combinatória; 14. Sequência e
Progressões aritméticas e geométricas; 15. Sistema de equações lineares; 16.
Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e volume; 17.
Trigonometria: seno, cosseno e tangente; teorema fundamental da Trigonometria;
equações, transformações e identidades trigonométricas;
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL (COMUM A TODOS OS CARGOS DE
PROFESSORES)
1. BRASIL. Constituição da República Federativa do
Brasil. Promulgada em 05 de dezembro de 1988. Art. 205 ao 214. (arquivo
PDF/e-book e videoaulas) 2. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei
8.069/90, de 13 de julho de 1990. (arquivo PDF/e-book e videoaulas) 3. BRASIL.
Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
(arquivo PDF/e-book e videoaulas) 4. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria
de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
Capítulos: • Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação
Básica(arquivo PDF/e-book e videoaulas) • Revisão das Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação infantil(arquivo PDF/e-book) • Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos(arquivo
PDF/e-book e videoaulas) • Diretrizes Operacionais para o atendimento
educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação
Especial(arquivo PDF/e-book e videoaulas) • Diretrizes Operacionais para a
Educação de Jovens e Adultos/EJA(arquivo PDF/e-book) • Diretrizes Curriculares
Nacionais Gerais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana(arquivo PDF/e-book e videoaulas)
5. BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação
Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008.
(arquivo PDF/e-book e videoaulas) 6. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho
Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017.
Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser
respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no
âmbito da Educação Básica. Brasília: MEC, 2017. (arquivo PDF/e-book e
videoaulas) 7. FRANCO DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação. Proposta
Curricular do Município de Franco da Rocha – Caderno I, 2015. (arquivo
PDF/e-book) 8. FRANCO DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação. Proposta
Curricular do Município de Franco da Rocha – Caderno II, 2015. (arquivo
PDF/e-book) 9. FRANCO DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação. Proposta
Curricular do Município de Franco da Rocha – Caderno III, 2015. (arquivo
PDF/e-book) 10. FRANCO DA ROCHA – SP. Lei Complementar Municipal nº 251/2016, alterada
pelas Leis nº 283/2017, 287/2018 e 305/2018 – Parte Geral – Livro I e II; Parte
Especial Livro II 11. FRANCO DA ROCHA – SP. Lei Complementar Municipal nº
252/2016, alterada pelas Leis nº280/2018, 286/2018 e 306/2018 (arquivo
PDF/e-book)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESPECÍFICO
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização.
São Paulo: Cortez, 2010. (arquivo PDF/e-book e videoaulas) FOCHI, Paulo.
Afinal, o que os bebês fazem no berçário? comunicação, autonomia e saber fazer
de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: Penso, 2015. (arquivo
PDF/e-book e videoaulas) FORMOSINHO, Julia Oliveira. Pedagogia da infância:
dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
(arquivo PDF) FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à
prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. (arquivo PDF/e-book e
videoaulas) LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o
necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002.(arquivo PDF/e-book e videoaulas)
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e
proposições. São Paulo: Cortez, 2013. (arquivo PDF/e-book e videoaulas)
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar – O que é? Por quê? Como fazer?
1ª Edição. São Paulo: Summus, 2015. (arquivo PDF/e-book e videoaulas) SMOLE, K.
S.; DINIZ, M. I. (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades
básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. (arquivo
PDF/e-book e videoaulas) SOARES, Leôncio et al. Diálogos na Educação de Jovens e
Adultos. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (arquivo PDF) TAILLE. Y. de
L..; OLIVEIRA. M. K. de; Dantas, H. Piaget, Vigotski, Wallon: Teorias
psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 2019. (arquivo PDF/e-book e
videoaulas)