(11) 5575.0769 (11) 96066-8846

cursao@cursaosantarita.com.br

Prefeitura de Várzea Paulista: Professor de Educação Básica - Educação Infantil

Prefeitura de Várzea Paulista: Professor de Educação Básica - Educação Infantil

Prefeitura de Várzea Paulista: Professor de Educação Básica - Educação Infantil

Organizadora: Fundação VUNESP

Link do edital: https://www.vunesp.com.br/PVPA1905

DATAS CONCURSO:

Início do período de inscrições: 27.11.2019 

Término do período de inscrições: 13.01.2020

Publicação do edital de convocação para a realização da prova objetiva e da prova de redação e da prova de títulos:  17.03.2020

Aplicação da prova objetiva, da prova de redação e da prova de títulos: 29.03.2020

Modalidade: EaD

Metodologia: curso composto por PDF (resumos) e videoaulas, conforme disponibilização da plataforma digital

Duração: Após a data da compra, o acesso ao curso ficará disponível até 02 dias após a realização das provas objetivas.

Investimento: R$300,00 (Pagamento com cartão de crédito ou débito - Pagamento processado pelo Pagseguro - Em caso de parcelamento pode haver acréscimo de taxas)

Composição


Módulo Língua Portuguesa e Dissertação
(arquivos e videoaulas*)
* conforme disponibilização da plataforma
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

Módulo Matemática (arquivos e videoaulas*)
* conforme disponibilização da plataforma
Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Sistema de equações do 1º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.

Módulo I - Pedagógico e Legislação
Constituição Federal de 1988: artigos 208 a 214. (arquivos e videoaulas) / Lei Federal nº 8.069/90 – ECA: artigos 1º a 6º, 15 a 18-B, 53 a 59 e 131 a 137. (arquivos e videoaulas) / Lei Federal nº 9.394/96 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. (arquivos e videoaulas) / Resolução CNE/CEB nº 5/09 e Parecer CNE/CEB n.º 20/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. (arquivos e videoaulas) / BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil. (arquivos e videoaulas)

Módulo II - Pedagógico e Legislação
ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004. (arquivo) / BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos Pedaggicos na educação infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008. (arquivo e videoaulas) / BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,1999.(arquivo) / BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.1, 2, 3.(arquivo) / CRAIDY, Carmen e KAERCHER, Gladis. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. (arquivo) / FONSECA, Lucia Lima da. O universo na sala de aula: uma experiência em pedagogia de projetos. Porto Alegre: Mediação, 2009. (arquivos e videoaulas) / FORMOSINHO, Julia Oliveira. Pedagogia da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre (arquivo) / HOFFMANN, Jussara Maria. Avaliação mediadora, uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2010. (arquivos e videoaulas) / KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009. (arquivo) / OLIVEIRA, Zilma Ramos de e outros. O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2015.(arquivo) / OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. (arquivo) / PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000. (arquivos e videoaulas) / ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998. (arquivo)

Módulo III - Pedagógico e Legislação
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Volume 1 e 2. Porto Alegre: Artmed, 2015. (arquivos e videoaulas) / FERREIRA, Gláucia de Melo (Org.). Palavra de professor(a): tateios e reflexes na prática Freinet. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003. (arquivos e videoaulas)

Módulo IV - Pedagógico e Legislação
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010.(arquivos e videoaulas) / FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. (arquivos e videoaulas) / FONSECA, Vítor da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurolgica dos fatores psicomotores. Rio de Janeiro: Wak, 2012. (arquivos e videoaulas) / LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.(arquivos e videoaulas) / MEUR, A. de. Psicomotricidade: educação e reeducação: níveis maternal e infantil. São Paulo: Manole, 1991. (arquivos e videoaulas) / PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Estratégias, estilos e metacognição. Rio de Janeiro: Wak, 2009. (arquivos e videoaulas) / TAILLE, Yves de La e outros. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.(arquivos e videoaulas) / TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz (Org.). Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. (arquivos e videoaulas) / WALLON, Henri: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. São Paulo: Vozes, 1986.(arquivos e videoaulas)

Módulo V - Pedagógico e Legislação
BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da. Abordagem triangular no ensino das artes e cultura visuais. São Paulo: Cortez, 2010. (arquivos e videoaulas) / MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD,1998. (arquivo) / MEREDIEU, Florence de. O desenho infantil. São Paulo: Cultrix, 2006. (arquivos e videoaulas) / REGO, Teresa Cristina. Brincar é coisa séria. São Paulo: Fundação Samuel, 1992. (arquivo) / SILVA, Lucilene. Brincadeiras: para crianças de todo o mundo. São Paulo: UNESCO, 2007. (arquivo)

Módulo VI - Pedagógico e Legislação
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências mltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. (arquivo) / SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Resolução de problemas: matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2003. (arquivos e videoaulas) / PANIZZA, Mabel e Colaboradores. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. (arquivo).

Para dar um Upgrade em seu futuro

Inscreva-se