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Prefeitura de Paulínia: Professor de Educação Básica I – (PEB I) – Prazo Determinado

Prefeitura de Paulínia: Professor de Educação Básica I – (PEB I) – Prazo Determinado

Prefeitura de Paulínia: Professor de Educação Básica I – (PEB I) – Prazo Determinado

PROCESSO SELETIVO – EDITAL Nº 01/2019

Banca Examinadora: organização e aplicação da Fundação VUNESP.

Cargo: Professor de Educação Básica I – (PEB I) – Prazo Determinado

Período de Inscrições: A inscrição deverá ser efetuada, das 10 horas de 27.11.2019 às 23h59 de 12.12.2019, exclusivamente pela internet - site www.vunesp.com.br

Provas Objetivas: A prova objetiva tem data prevista para sua realização em 19.01.2020 - no período da tarde, no município de Paulinia/SP.

Metodologia: curso composto por PDF (resumos) e videoaulas, conforme disponibilização da plataforma digital

Duração: Após a data da compra, o acesso ao curso ficará disponível até 02 dias após a realização das provas objetivas.

Investimento: R$400,00 (Pagamento com cartão de crédito ou débito: R$400,00 (Pagamento processado pelo Pagseguro - Em caso de parcelamento pode haver acréscimo de taxas)

CONHECIMENTOS GERAIS

Língua Portuguesa (PDF):

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

Matemática (PDF) :

Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Sistema de equações do 1º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimentos Pedagógicos e Legislação:

AGUIAR, Márcia Ângela da Silva [et. al.]. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. (arquivo e videoaula)/ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola. Conferência Nacional da Educação Básica.(arquivo e videoaula)/CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família. p. 28-32. In: CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009.(arquivo e videoaula)/COLL, César. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1999.(Capítulos 4 e 5).(arquivo e videoaula)/ CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez Editora,2002. (Capítulos 3 e 7).(arquivo e videoaula)/DE LA TAILLE, Y., OLIVEIRA, M.K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.(arquivo e videoaula)/ DELIZOICOV. Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1994. (Capítulo II: unidades 2 e 3; Capítulo III: unidades
4 e 5).(arquivo e videoaula)/ DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local. Estud. av. [online].2007, vol.21, nº 60, pp. 75-90.(arquivo e videoaula)/ FONTANA, Roseli Ap. Cação. Mediação Pedagógica em sala de aula. Campinas:Editora Autores Associados, 1996 (Primeiro tópico da Parte I – A gênese social
da conceitualização).(arquivo e videoaula)/GARCIA, Lenise Aparecida Martins. “Transversalidade e Interdisciplinaridade”.(arquivo e videoaula)/HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. In: SE/SP/FDE. Revista Ideias, nº 22, pág. 51 a 59.(arquivo e videoaula)/JÓFILI, Zélia. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola.In: Educação: Teorias e Práticas, ano 2, nº 2, Recife: Universidade Católica de Pernambuco, dez. 2002, p. 191-208.(arquivo)/LERNER, Delia. A matemática na escola – aqui e agora. Porto Alegre: Artmed, 1995.(arquivo e videoaula)/ LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. 1ªEdição – Porto Alegre, Artmed, 2002.(arquivo e videoaula)/LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012, 4ª Parte, capítulo III.(arquivo e videoaula)/MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas às diferenças, capítulo 5, in:MANTOAN, Maria Teresa Eglér (org.) Pensando e Fazendo Educação de Qualidade.São Paulo: Moderna, 2001.(arquivo e videoaula)/MORAN, José. “A aprendizagem de ser educador”. (arquivo e videoaula)/ MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora.(arquivo e videoaula)/ PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 2011. (Capítulos 1, 2 e 3).(arquivo e videoaula)/PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Paulo Francisco Slomp.UFRGS- PEAD 2009/1.(arquivo e videoaula)/ PIMENTA, Selma, G.A. A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1º Grau. Ideias nº 8. 1.990, p 17-24.(arquivo e videoaula)/QUEIROZ, Cecília T. A. P. de; MOITA, Filomena M. G. da S.C. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. (MEC/SEB/SEED).(arquivo e videoaula)/RESENDE, L. M. G. de. A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico.
In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.(arquivo e videoaula)/RIOS, Teresinha Azeredo. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 2001.(arquivo e videoaula)/ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010.(arquivo e videoaula)/VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad – Centro de Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica. 14ª ed., 2002.(arquivo e videoaula)/VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista.Revista do Cogeime, nº 14, julho/99, pág. 15-38.(arquivo e videoaula)/WEIZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000 (capítulos 4 e 8).(arquivo e videoaula)

Legislação e Documentos Institucionais

BRASIL. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2009.(arquivo e videoaula)/BRASIL. Constituição Federal. Título VIII – Da Ordem Social: Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto: Seção I – Da Educação, e artigo 60 das
Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96.(arquivo e videoaula)/ BRASIL. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança
de seis anos de idade. Brasília, 2007.(arquivo e videoaula)/ BRASIL. Lei Federal nº 8.069/1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.(arquivo e videoaula)/ BRASIL. Lei Federal nº 9394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.(arquivo e videoaula)/BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.(arquivo e videoaula)/ BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.(arquivo e videoaula)/BRASIL. Resolução CNE/CEB 4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009.(arquivo)/BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. (arquivo e videoaula)

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