CONHECIMENTOS GERAIS
Língua Portuguesa (PDF):
Leitura e
interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários).
Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.
Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome,
verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem
às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência
verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
Matemática (PDF) :
Resolução de situações-problema, envolvendo:
adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com
números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal;
Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e
proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1º ou do 2º
graus; Sistema de equações do 1º grau; Grandezas e medidas – quantidade,
tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre
grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média
aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área,
perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Conhecimentos Pedagógicos e Legislação:
AGUIAR,
Márcia Ângela da Silva [et. al.]. Conselho Escolar e a relação entre a
escola e o desenvolvimento com igualdade social. Brasília: Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. (arquivo e
videoaula)/ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola. Conferência
Nacional da Educação Básica.(arquivo e videoaula)/CASTRO, Jane
Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família.
p. 28-32. In: CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação
escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO,
MEC, 2009.(arquivo e videoaula)/COLL, César. O construtivismo na sala de
aula. São Paulo: Editora Ática, 1999.(Capítulos 4 e 5).(arquivo e
videoaula)/ CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo:
Cortez Editora,2002. (Capítulos 3 e 7).(arquivo e videoaula)/DE LA
TAILLE, Y., OLIVEIRA, M.K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias
psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.(arquivo e
videoaula)/ DELIZOICOV. Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do
ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1994. (Capítulo II: unidades 2 e
3; Capítulo III: unidades
4 e 5).(arquivo e videoaula)/ DOWBOR,
Ladislau. Educação e apropriação da realidade local. Estud. av.
[online].2007, vol.21, nº 60, pp. 75-90.(arquivo e videoaula)/ FONTANA,
Roseli Ap. Cação. Mediação Pedagógica em sala de aula. Campinas:Editora
Autores Associados, 1996 (Primeiro tópico da Parte I – A gênese social
da conceitualização).(arquivo e videoaula)/GARCIA, Lenise Aparecida Martins. “Transversalidade e Interdisciplinaridade”.(arquivo
e videoaula)/HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação
dialógica na construção do conhecimento. In: SE/SP/FDE. Revista Ideias,
nº 22, pág. 51 a 59.(arquivo e videoaula)/JÓFILI, Zélia. Piaget,
Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola.In: Educação:
Teorias e Práticas, ano 2, nº 2, Recife: Universidade Católica de
Pernambuco, dez. 2002, p. 191-208.(arquivo)/LERNER, Delia. A matemática
na escola – aqui e agora. Porto Alegre: Artmed, 1995.(arquivo e
videoaula)/ LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e
o necessário. 1ªEdição – Porto Alegre, Artmed, 2002.(arquivo e
videoaula)/LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação
Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012, 4ª
Parte, capítulo III.(arquivo e videoaula)/MANTOAN, Maria Teresa Eglér.
Abrindo as escolas às diferenças, capítulo 5, in:MANTOAN, Maria Teresa
Eglér (org.) Pensando e Fazendo Educação de Qualidade.São Paulo:
Moderna, 2001.(arquivo e videoaula)/MORAN, José. “A aprendizagem de ser
educador”. (arquivo e videoaula)/ MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia
de Projetos: contribuições para uma educação transformadora.(arquivo e
videoaula)/ PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia de História e
Geografia. São Paulo: Cortez, 2011. (Capítulos 1, 2 e 3).(arquivo e
videoaula)/PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Paulo
Francisco Slomp.UFRGS- PEAD 2009/1.(arquivo e videoaula)/ PIMENTA,
Selma, G.A. A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1º Grau.
Ideias nº 8. 1.990, p 17-24.(arquivo e videoaula)/QUEIROZ, Cecília T. A.
P. de; MOITA, Filomena M. G. da S.C. Fundamentos sócio-filosóficos da
educação. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007.
(MEC/SEB/SEED).(arquivo e videoaula)/RESENDE, L. M. G. de. A perspectiva
multicultural no projeto político-pedagógico.
In: VEIGA, Ilma Passos
Alencastro. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas:
Papirus, 1998.(arquivo e videoaula)/RIOS, Teresinha Azeredo. Ética e
competência. São Paulo: Cortez, 2001.(arquivo e videoaula)/ROPOLI,
Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão
Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação.
SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010.(arquivo e
videoaula)/VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de
aula. Libertad – Centro de Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica.
14ª ed., 2002.(arquivo e videoaula)/VINHA, Telma Pileggi. O educador e a
moralidade infantil numa perspectiva construtivista.Revista do Cogeime,
nº 14, julho/99, pág. 15-38.(arquivo e videoaula)/WEIZ, T. O diálogo
entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000 (capítulos 4 e
8).(arquivo e videoaula)
Legislação e Documentos Institucionais
BRASIL. A criança de 6
anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos.
Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Brasília,
2009.(arquivo e videoaula)/BRASIL. Constituição Federal. Título VIII –
Da Ordem Social: Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto:
Seção I – Da Educação, e artigo 60 das
Disposições Constitucionais
Transitórias. Emenda 14/96.(arquivo e videoaula)/ BRASIL. Ensino
Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança
de
seis anos de idade. Brasília, 2007.(arquivo e videoaula)/ BRASIL. Lei
Federal nº 8.069/1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do
Adolescente e dá outras providências.(arquivo e videoaula)/ BRASIL. Lei
Federal nº 9394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional.(arquivo e videoaula)/BRASIL. Resolução CNE/CEB
04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação
Básica. Brasília: CNE, 2010.(arquivo e videoaula)/ BRASIL. Resolução
CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino
Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.(arquivo e
videoaula)/BRASIL. Resolução CNE/CEB 4/2009 – Institui Diretrizes
Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação
Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE,
2009.(arquivo)/BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular. Ensino
Fundamental. (arquivo e videoaula)