Língua Portuguesa (comum aos todos os cargos) Somente em PDF
Língua
Portuguesa Leitura e interpretação de diversos tipos de textos
(literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e
figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo,
adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e
conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.
Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação
pronominal. Crase. (arquivo e videoaula - conforme disponibilidade da
plataforma)
Matemática (Professor Eventual I e II) Somente em PDF
Matemática
Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor
comum. Potências e raízes. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três
simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples.
Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação
entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais.
Geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras.
Resolução de situações-problema. (arquivo e videoaula - conforme
disponibilidade da plataforma)
Conhecimentos Pedagógicos (comum aos cargos)
GALVÃO, Izabel. E
pressividade e emoções segundo a perspectiva de Wallon. In: ARANTES,
Valéria A. Afetividade na Escola: alternativas teóricas e práticas. São
Paulo: Summus, 2003. (arquivo e videoaula) AGUIAR, Márcia Ângela da
Silva [et. al.]. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o
desenvolvimento com igualdade social. Brasília: Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, 2006. (arquivo e videoaula) ARÊAS, Celina
Alves. A função social da escola. Conferência Nacional da Educação
Básica. (arquivo e videoaula) CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI,
Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família. p. 28-32. In: CASTRO,
Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios
para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009. (arquivo e
videoaula) COLL, César. O construtivismo na sala de aula. São Paulo:
Editora Ática, 1999. (Capítulos 4 e 5). (arquivo e videoaula) CONTRERAS,
José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
(Capítulos 3 e 7). (arquivo e videoaula) DE LA TAILLE, Y., OLIVEIRA,
M.K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em
discussão. São Paulo: Summus, 1992. (arquivo e videoaula) DELIZOICOV.
Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de Ciências. São
Paulo: Cortez, 1994. (Capítulo II: unidades 2 e 3; Capítulo III:
unidades 4 e 5).(arquivo e videoaula) DOWBOR, Ladislau. Educação e
apropriação da realidade local. Estud. av. [online].2007, vol.21, nº 60,
pp. 75-90. (arquivo e videoaula) FONTANA, Roseli Ap. Cação. Mediação
Pedagógica em sala de aula. Campinas: Editora Autores Associados, 1996
(Primeiro tópico da Parte I – A gênese social da conceitualização).
(arquivo e videoaula) GALVÃO, Izabel. Expressividade e emoções segundo a
perspectiva de Wallon. In: ARANTES, Valéria A. Afetividade na Escola:
alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003. (arquivo e
videoaula) GARCIA, Lenise Aparecida Martins. “Transversalidade e
Interdisciplinaridade”. (arquivo e videoaula) HOFFMAN, Jussara.
Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do
conhecimento. In: SE/SP/FDE. Revista Ideias, nº 22, pág. 51 a 59.
(arquivo e videoaula) JÓFILI, Zélia. Piaget, Vygotsky, Freire e a
construção do conhecimento na escola. In: Educação: Teorias e Práticas,
ano 2, nº 2, Recife: Universidade Católica de Pernambuco, dez. 2002, p.
191-208. LERNER, Delia. A matemática na escola – aqui e agora. Porto
Alegre: Artmed, 1995. (arquivo e videoaula)
LERNER, Delia. Ler e
escrever na escola: o real, o possível e o necessário. 1ª Edição – Porto
Alegre, Artmed, 2002. (arquivo e videoaula) LIBÂNEO, J.C.
Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos
conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985. (Capítulo 6). (arquivo) LIBÂNEO,
J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013, capítulos 2,7 e 9. (arquivo)
LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar:
políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012, 4ª Parte,
capítulo III. (arquivo e videoaula) MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo
as escolas às diferenças, capítulo 5. In: MANTOAN, Maria Teresa Eglér
(Org.). Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: Moderna,
2001. (arquivo e videoaula) MORAN, José Manuel. Os novos espaços de
atuação do professor com as tecnologias. In: Revista Diálogo
Educacional, Curitiba, v.4, n.12.p.13-21, maio/ago.2004. (arquivo)
MORAN, José. “A aprendizagem de ser educador”. (arquivo e videoaula)
MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia de Projetos: contribuições para uma
educação transformadora. (arquivo e videoaula) PENTEADO, Heloísa Dupas.
Metodologia de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 2011.
(Capítulos 1, 2 e 3). (arquivo e videoaula)PIAGET, Jean. Desenvolvimento
e aprendizagem. Trad. Paulo Francisco Slomp. UFRGS-PEAD 2009/1.
(arquivo e videoaula) PIMENTA, Selma, G.A. A Construção do Projeto
Pedagógico na Escola de 1º Grau. Ideias, nº 8, 1.990, p 17-24. (arquivo e
videoaula) QUEIROZ, Cecília T. A. P. de; MOITA, Filomena M. G. da S.C..
Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina Grande; Natal:
UEPB/UFRN, 2007. (MEC/SEB/SEED). (arquivo e videoaula) RESENDE, L. M. G.
de. A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico. In:
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Escola: espaço do projeto
político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998. (arquivo e videoaula)
RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência de
melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001 (capítulos 2 e 3). RIOS,
Teresinha Azeredo. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 2001.
(arquivo e videoaula) ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na
Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília:
Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010.
(arquivo) VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de
aula. Libertad – Centro de Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica.
14ª ed., 2002. (arquivo e videoaula) VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto
político-pedagógico da escola – uma construção possível. 2.ª ed.
Campinas: Papirus, 1996. (arquivo e videoaula) VINHA, Telma Pileggi. O
educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista.
Revista do Cogeime, nº 14, julho/99, pág. 15-38. (arquivo e videoaula)
WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2ª ed. São Paulo:
Ática, 2000, (capítulos 4 e 8).(arquivo e videoaula) ZABALA, Antoni. A
Prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998, (capítulo
2) (arquivo e videoaula) BRASIL. A criança de 6 anos, a linguagem
escrita e o Ensino Fundamental de nove anos. Ministério da
Educação/Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2009. (arquivo e
videoaula) BRASIL. Constituição Federal. Título VIII – Da Ordem Social:
Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto: Seção I – Da
Educação, e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias.
Emenda 14/96. (arquivo e videoaula) BRASIL. Ensino Fundamental de nove
anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade.
Brasília, 2007. (arquivo e videoaula) BRASIL. Lei Federal nº 8.069/1990 –
Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras
providências. (arquivo e videoaula) BRASIL. Lei Federal nº 9.394, de
20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação
Nacional.(arquivo e videoaula) BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 –
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Brasília: CNE, 2010.(arquivo e videoaula) BRASIL. Resolução CNE/CEB
07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de
9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.(arquivo e videoaula) BRASIL.
Resolução CNE/CEB 4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o
Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade
Educação Especial. Brasília: CNE, 2009. (arquivo) BRASIL/MEC. Base
Nacional Comum Curricular. Educação Infantil/Ensino Fundamental.(arquivo
e videoaula) Estatuto do Magistério Municipal – Lei Complementar
Municipal nº 02/2002 (Somente em PDF).