(11) 5575.0769 (11) 96066-8846

cursao@cursaosantarita.com.br

Organizadora: VUNESP

Link edital: https://www.vunesp.com.br/PMMA1901

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2019

DA INSCRIÇÃO:

A inscrição deverá ser efetuada, das 10 horas de 05.11.2019 às 23h59min de 06.12.2019, exclusivamente pela internet no site www.vunesp.com.br.

DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS

As provas serão aplicadas na cidade de Morro Agudo/SP.

A prova objetiva – para todos os cargos em concurso – em data prevista para sua realização em 09.02.2020, no período da tarde.

O candidato deverá acompanhar as publicações no site da organizadora (VUNESP).

********

O curso preparatório:

Modalidade: EAD

O curso contemplará os conteúdos comuns a todos os professores, bem como o conteúdo específico para cada cargo de professor, sendo apresentado seu conteúdo em videoaulas*, resumos e simulados.

*videoaulas disponibilizadas conforme disponibilidade da plataforma

O cursista terá acesso ao conteúdo até 48 horas após a data de realização da prova.

O curso contemplará a parte comum aos cargos:

Professor de Educação Especial / Professor Eventual I e II - Comum a todos

Valor do curso: R$ 400,00 (pagamento e condições de parcelamento realizadas pelo Pagseguro)

Língua Portuguesa (comum aos todos os cargos) Somente em PDF

Língua Portuguesa Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase. (arquivo e videoaula - conforme disponibilidade da plataforma)

Matemática (Professor Eventual I e II) Somente em PDF

Matemática Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Potências e raízes. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema. (arquivo e videoaula - conforme disponibilidade da plataforma)

Conhecimentos Pedagógicos (comum aos cargos)

GALVÃO, Izabel. E pressividade e emoções segundo a perspectiva de Wallon. In: ARANTES, Valéria A. Afetividade na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003. (arquivo e videoaula) AGUIAR, Márcia Ângela da Silva [et. al.]. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. (arquivo e videoaula) ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola. Conferência Nacional da Educação Básica. (arquivo e videoaula) CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família. p. 28-32. In: CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009. (arquivo e videoaula) COLL, César. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1999. (Capítulos 4 e 5). (arquivo e videoaula) CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez Editora, 2002. (Capítulos 3 e 7). (arquivo e videoaula) DE LA TAILLE, Y., OLIVEIRA, M.K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. (arquivo e videoaula) DELIZOICOV. Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1994. (Capítulo II: unidades 2 e 3; Capítulo III: unidades 4 e 5).(arquivo e videoaula) DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local. Estud. av. [online].2007, vol.21, nº 60, pp. 75-90. (arquivo e videoaula) FONTANA, Roseli Ap. Cação. Mediação Pedagógica em sala de aula. Campinas: Editora Autores Associados, 1996 (Primeiro tópico da Parte I – A gênese social da conceitualização). (arquivo e videoaula) GALVÃO, Izabel. Expressividade e emoções segundo a perspectiva de Wallon. In: ARANTES, Valéria A. Afetividade na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003. (arquivo e videoaula) GARCIA, Lenise Aparecida Martins. “Transversalidade e Interdisciplinaridade”. (arquivo e videoaula) HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. In: SE/SP/FDE. Revista Ideias, nº 22, pág. 51 a 59. (arquivo e videoaula) JÓFILI, Zélia. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. In: Educação: Teorias e Práticas, ano 2, nº 2, Recife: Universidade Católica de Pernambuco, dez. 2002, p. 191-208. LERNER, Delia. A matemática na escola – aqui e agora. Porto Alegre: Artmed, 1995. (arquivo e videoaula)
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. 1ª Edição – Porto Alegre, Artmed, 2002. (arquivo e videoaula) LIBÂNEO, J.C. Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985. (Capítulo 6). (arquivo) LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013, capítulos 2,7 e 9. (arquivo) LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012, 4ª Parte, capítulo III. (arquivo e videoaula) MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas às diferenças, capítulo 5. In: MANTOAN, Maria Teresa Eglér (Org.). Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: Moderna, 2001. (arquivo e videoaula) MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. In: Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.4, n.12.p.13-21, maio/ago.2004. (arquivo) MORAN, José. “A aprendizagem de ser educador”. (arquivo e videoaula) MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora. (arquivo e videoaula) PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 2011. (Capítulos 1, 2 e 3). (arquivo e videoaula)PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Paulo Francisco Slomp. UFRGS-PEAD 2009/1. (arquivo e videoaula) PIMENTA, Selma, G.A. A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1º Grau. Ideias, nº 8, 1.990, p 17-24. (arquivo e videoaula) QUEIROZ, Cecília T. A. P. de; MOITA, Filomena M. G. da S.C.. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. (MEC/SEB/SEED). (arquivo e videoaula) RESENDE, L. M. G. de. A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998. (arquivo e videoaula) RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001 (capítulos 2 e 3). RIOS, Teresinha Azeredo. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 2001. (arquivo e videoaula) ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010. (arquivo) VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad – Centro de Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica. 14ª ed., 2002. (arquivo e videoaula) VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola – uma construção possível. 2.ª ed. Campinas: Papirus, 1996. (arquivo e videoaula) VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista. Revista do Cogeime, nº 14, julho/99, pág. 15-38. (arquivo e videoaula) WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2000, (capítulos 4 e 8).(arquivo e videoaula) ZABALA, Antoni. A Prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998, (capítulo 2) (arquivo e videoaula) BRASIL. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2009. (arquivo e videoaula) BRASIL. Constituição Federal. Título VIII – Da Ordem Social: Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto: Seção I – Da Educação, e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96. (arquivo e videoaula) BRASIL. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. (arquivo e videoaula) BRASIL. Lei Federal nº 8.069/1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. (arquivo e videoaula) BRASIL. Lei Federal nº 9.394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.(arquivo e videoaula) BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.(arquivo e videoaula) BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.(arquivo e videoaula) BRASIL. Resolução CNE/CEB 4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009. (arquivo) BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil/Ensino Fundamental.(arquivo e videoaula) Estatuto do Magistério Municipal – Lei Complementar Municipal nº 02/2002 (Somente em PDF).

Para dar um Upgrade em seu futuro

Inscreva-se