LÍNGUA PORTUGUESA (PARA TODOS OS CARGOS)
Interpretação e
diferenciação de gêneros textuais: As questões de Língua Portuguesa têm
por objetivo verificar, entre outras questões, a capacidade de leitura,
compreensão e interpretação de texto, bem como, a habilidade de usar a
linguagem como meio para produzir, expressar e comunicar ideias em
diferentes situações.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS (PARA TODOS OS CARGOS):
BRASIL LEI Nº
9394/96 DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional – LDB (videoaula e arquivo);
BRASIL RESOLUÇÃO
CNE/CEB Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010. Define Diretrizes Curriculares
Nacionais Gerais para a Educação Básica (videoaula e arquivo);
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013 (videoaula e arquivo);
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (videoaula e arquivo);
DOLZ, J. e SCHNEUWLY, B. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas (SP): Mercado de Letras; 2004 (arquivo);
FERRERO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000(arquivo);
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002 (videoaula e arquivo).
CORTELLA, Mário S. A escola e o conhecimento. São Paulo: Cortez, 1998 (videoaula e arquivo).
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 2000 (videoaula e arquivo);
LA TAILLE, Yves
et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão.
São Paulo: Summus, 1992 (videoaula e arquivo);
LERNER, Delia – Ler e escrever na escola o real, o possível e o necessário – Artmed, 2002 (videoaula e arquivo);
MANTOAN,
Maria Teresa Eglér. PRIETO, Rosângela Gavioli. Inclusão Escolar: pontos
e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006(arquivo);
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001(arquivo);
SMOLE,
Kátia Stocco et al. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades
básicas para aprender matemática. Porto Alegre:
Artmed, 2001(arquivo);
TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003(arquivo);
WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002 (videoaula e arquivo);
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998(arquivo);
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas (org.). Avaliação formativa: Práticas inovadoras. Campinas, SP: Papirus, 2011(arquivo);
ARANHA,
Maria Salete Fábio. Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e
permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais
especiais dos alunos Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Especial, 2005(arquivo);
DEMO, P. Educar pela Pesquisa. 8ª Ed. Campinas: Autores Associados, 2007(arquivo);
BRASIL
LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Institui a Lei Brasileira de
Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)
(videoaula e arquivo);
BRASIL LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (videoaula e arquivo);
SOLÉ. I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998(arquivo);
MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000(arquivo).
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982;
BACICH,
L.; MORAN. J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora:
uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.;
Cosenza Ramon M. Neurociência e educação: como o cérebro aprende/ Ramon Cosenza, Leonor B. Guerra- Porto Alegre, Artmed, 2011.