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Processo Seletivo - 004/2019 - Professores da Educação Básica – SESI/SP

Processo Seletivo - 004/2019 - Professores da Educação Básica – SESI/SP

Processo Seletivo - 004/2019 - Professores da Educação Básica – SESI/SP

Processo Seletivo - 004 / 2019 PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – SESI/SP

Tipo: Processo Seletivo


Informações gerais:

Edital: 001/2019 de 22/10/2019

Inscrições: 22/10/2019 15:00 a 05/11/2019 23:59

Data da Prova Objetiva: 24/11/2019

Link: https://ckmservicos.selecao.net.br/informacoes/45/

Abrangência: Estado de SP - ver relação das unidades SESI no referido edital item 4.1.1 QUADRO II – DO LOCAL DE TRABALHO (MUNICÍPIO/REGIÃO)


Sobre o curso EAD:

Cargos: PEB I (Auxiliar Docente / Ensino Fundamental 1º ao 5º / Programa de Alfabetização Intensiva (PAI) / Educação Infantil

Escolaridade solicitada (conforme item 1.9 QUADRO IV – DOS REQUISITOS DE ESCOLARIDADE do edital): Graduação de Nível Superior com Licenciatura Plena em Pedagogia com Magistério das séries iniciais do Ensino Fundamental ou Graduação de Nível Superior com Licenciatura Plena em Pedagogia + habilitação específica de Magistério em nível de Ensino Médio para as séries iniciais do Ensino Fundamental ou curso realizado através do Programa Especial de Formação Pedagógica Superior (DEL. CEE 12/2001) qualquer que seja a sua nomenclatura, para o Magistério das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Duração: Após a data da compra, o acesso ao curso ficará disponível até 02 dias após a realização das provas objetivas.

Valor: R$300,00 (processamento e condições de parcelamento pelo Pagseguro)

LÍNGUA PORTUGUESA (PARA TODOS OS CARGOS)


Interpretação e diferenciação de gêneros textuais: As questões de Língua Portuguesa têm por objetivo verificar, entre outras questões, a capacidade de leitura, compreensão e interpretação de texto, bem como, a habilidade de usar a linguagem como meio para produzir, expressar e comunicar ideias em diferentes situações.


CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS (PARA TODOS OS CARGOS):


BRASIL LEI Nº 9394/96 DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (videoaula e arquivo);
BRASIL RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (videoaula e arquivo);


BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013 (videoaula e arquivo);


BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (videoaula e arquivo);


DOLZ, J. e SCHNEUWLY, B. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas (SP): Mercado de Letras; 2004 (arquivo);


FERRERO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000(arquivo);


CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002 (videoaula e arquivo).


CORTELLA, Mário S. A escola e o conhecimento. São Paulo: Cortez, 1998 (videoaula e arquivo).


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000 (videoaula e arquivo);


LA TAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992 (videoaula e arquivo);


LERNER, Delia – Ler e escrever na escola o real, o possível e o necessário – Artmed, 2002 (videoaula e arquivo);


MANTOAN, Maria Teresa Eglér. PRIETO, Rosângela Gavioli. Inclusão Escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006(arquivo);


RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001(arquivo);


SMOLE, Kátia Stocco et al. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre:

Artmed, 2001(arquivo);


TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003(arquivo);


WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002 (videoaula e arquivo);


ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998(arquivo);


VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas (org.). Avaliação formativa: Práticas inovadoras. Campinas, SP: Papirus, 2011(arquivo);


ARANHA, Maria Salete Fábio. Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005(arquivo);


DEMO, P. Educar pela Pesquisa. 8ª Ed. Campinas: Autores Associados, 2007(arquivo);


BRASIL LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) (videoaula e arquivo);


BRASIL LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (videoaula e arquivo);


SOLÉ. I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998(arquivo);


MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000(arquivo).


AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982;


BACICH, L.; MORAN. J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.;


Cosenza Ramon M. Neurociência e educação: como o cérebro aprende/ Ramon Cosenza, Leonor B. Guerra- Porto Alegre, Artmed, 2011.

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