LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS OS PROFESSORES)
1. Leitura e interpretação de texto
2. Ortografia e pontuação
3. Acentuação gráfica
4. Emprego do hífen
5. Crase
6. Pontuação
7. Preposição
8. Conjunção
9. Regência nominal e verbal
10. Concordância nominal e verbal
11. Emprego de tempos e modos verbais
RACIOCÍNIO LÓGICO (COMUM A TODOS OS PROFESSORES)
1. Situação-problema envolvendo operações com números naturais e racionais na forma decimal e fracionária.
2. Grandezas e medidas.
3. Problemas de raciocínio lógico envolvendo situações do cotidiano e conceitos básicos da Matemática.
4.
Tratamento da informação: análise e interpretação de dados fornecidos
por meio de gráficos e tabelas na perspectiva da Matemática Básica.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL (COMUM A TODOS OS PROFESSORES)
1. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 05 de dezembro de 1988. Art. 205 ao 214.
2. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990.
3.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9.394, de 20 de
dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Brasília: MEC, 1996.
4. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria
de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral.
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília:
MEC, SEB, DICEI, 2013. Capítulos:
- Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
- Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil
- Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos
- Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial
- Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos/EJA
-
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação das Relações
Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e
Africana
5. BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política
Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
Brasília, MEC/SEESP, 2008.
6. BRASIL. Ministério da Educação.
Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro
de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum
Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e
respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: MEC,
2017.
7. FRANCO DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação.
Proposta Curricular do Município de Franco da Rocha – Caderno I, 2015.
8.
FRANCO DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação. Proposta
Curricular do Município de Franco da Rocha – Caderno II, 2015.
9.
FRANCO DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação. Proposta
Curricular do Município de Franco da Rocha – Caderno III, 2015.
10.
FRANCO DA ROCHA – SP. Lei Complementar Municipal nº 251/2016, alterada
pelas Leis nº 283/2017, 287/2018 e 305/2018 – Parte Geral – Livro I e
II; Parte Especial Livro II
11. FRANCO DA ROCHA – SP. Lei Complementar Municipal nº 252/2016, alterada pelas Leis nº 280/2018, 286/2018 e 306/2018
CONTEÚDO PEDAGÓGICO COMUM A TODOS OS PROFESSORES:
ARROYO,
Miguel G.. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In:
SOARES, Leôncio. (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos.
1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 17-32.
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar – O que é? Por quê? Como fazer?. 1ª Edição. São Paulo: Summus, 2015.
CONTEÚDO PEDAGÓGICO ESPECÍFICO
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA (EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ANOS INICIAIS)
GOBBI, Marcia Aparecida; PINAZZA, Mônica Appezzato. Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014. Caps. 2, 4 e 5.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002.
SMOLE,
K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Ler, escrever e resolver problemas:
habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed,
2001.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Arte
BARBIERI, Stela. Interações: Onde está a arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012. ECA/USP, n. 2, ano I. 2002.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Ciências
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2010.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Educação Física
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Geografia
TONINI, I. M. et al. O Ensino de Geografia e Suas Composições Curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2011.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – História
MUNAKATA,
Kazumi. Indagações sobre a história ensinada. In: GUAZELLI, C. A. B. et
al. Questões de teoria e metodologia da História. Porto Alegre: UFRGS,
2000.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Inglês
BARCELOS,
Ana Maria Ferreira. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e
aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada.
Belo Horizonte, v. 7, n. 2, 2007.
JALIL, Samira Abdel; PROCAILO,
Leonilda. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras: perspectivas e
reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. In: IX CONGRESSO
NACIONAL DE EDUCAÇÃO. III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA.
Anais. Paraná. PUCPR, 2009, p.774-784.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Matemática
BIEMBENGUT, Maria Salett; Hein, Nelson. Modelagem matemática no ensino. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Língua Portuguesa
GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.