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Prefeitura de Franco da Rocha - Professor de Educação Básica 2019

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PROCESSO SELETIVO PÚBLICO - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2019


Link do edital: https://igdrh.selecao.net.br/informacoes/25/

Período de Inscrições: De 25/10/2019 a 07/11/2019

Data da Prova: 01/12/19


Sobre o curso preparatório:

Modalidade: EAD

O curso contemplará os conteúdos comuns a todos os professores, bem como o conteúdo específico para cada cargo de professor, sendo apresentado seu conteúdo em videoaulas*, resumos e simulados.

*videoaulas disponibilizadas conforme disponibilidade da plataforma

O cursista terá acesso ao conteúdo até 48 horas após a data de realização da prova.

Valor do curso: R$300,00 (pagamento e processamento pelo Pagseguro)

LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS OS PROFESSORES)
1. Leitura e interpretação de texto
2. Ortografia e pontuação
3. Acentuação gráfica
4. Emprego do hífen
5. Crase
6. Pontuação
7. Preposição
8. Conjunção
9. Regência nominal e verbal
10. Concordância nominal e verbal
11. Emprego de tempos e modos verbais

RACIOCÍNIO LÓGICO (COMUM A TODOS OS PROFESSORES)
1. Situação-problema envolvendo operações com números naturais e racionais na forma decimal e fracionária.
2. Grandezas e medidas.
3. Problemas de raciocínio lógico envolvendo situações do cotidiano e conceitos básicos da Matemática.
4. Tratamento da informação: análise e interpretação de dados fornecidos por meio de gráficos e tabelas na perspectiva da Matemática Básica.

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL (COMUM A TODOS OS PROFESSORES)
1. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 05 de dezembro de 1988. Art. 205 ao 214.
2. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990.
3. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
4. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Capítulos:
- Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
- Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil
- Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos
- Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial
- Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos/EJA
- Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
5. BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008.
6. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: MEC, 2017.
7. FRANCO DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação. Proposta Curricular do Município de Franco da Rocha – Caderno I, 2015.
8. FRANCO DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação. Proposta Curricular do Município de Franco da Rocha – Caderno II, 2015.
9. FRANCO DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação. Proposta Curricular do Município de Franco da Rocha – Caderno III, 2015.
10. FRANCO DA ROCHA – SP. Lei Complementar Municipal nº 251/2016, alterada pelas Leis nº 283/2017, 287/2018 e 305/2018 – Parte Geral – Livro I e II; Parte Especial Livro II
11. FRANCO DA ROCHA – SP. Lei Complementar Municipal nº 252/2016, alterada pelas Leis nº 280/2018, 286/2018 e 306/2018

CONTEÚDO PEDAGÓGICO COMUM A TODOS OS PROFESSORES:
ARROYO, Miguel G.. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio. (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 17-32.
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar – O que é? Por quê? Como fazer?. 1ª Edição. São Paulo: Summus, 2015.


CONTEÚDO PEDAGÓGICO ESPECÍFICO

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA (EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ANOS INICIAIS)
GOBBI, Marcia Aparecida; PINAZZA, Mônica Appezzato. Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014. Caps. 2, 4 e 5.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Arte
BARBIERI, Stela. Interações: Onde está a arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012. ECA/USP, n. 2, ano I. 2002.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Ciências
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2010.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Educação Física
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Geografia
TONINI, I. M. et al. O Ensino de Geografia e Suas Composições Curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2011.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – História
MUNAKATA, Kazumi. Indagações sobre a história ensinada. In: GUAZELLI, C. A. B. et al. Questões de teoria e metodologia da História. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Inglês
BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 7, n. 2, 2007.
JALIL, Samira Abdel; PROCAILO, Leonilda. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras: perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA. Anais. Paraná. PUCPR, 2009, p.774-784.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Matemática
BIEMBENGUT, Maria Salett; Hein, Nelson. Modelagem matemática no ensino. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – Língua Portuguesa
GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

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