LÍNGUA PORTUGUESA (PDF)
Leitura e interpretação de diversos tipos
de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido
próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras:
substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e
conjunção: cargo e sentido que imprimem às relações que estabelecem.
Concordância
verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase. Processo de formação das palavras. Coesão. Ortografia.
MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO (PDF)
Operações com números reais.
Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção.
Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e
ponderada. Juro simples e composto. Sistema de equações do 1º grau.
Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais.
Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de
Pitágoras. Resolução de situações-problema. Estrutura lógica das
relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, eventos fictícios;
dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das
condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.
Identificação de regularidades de uma sequência, numérica ou figural, de
modo a indicar qual é o elemento de uma dada posição. Estruturas
lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos, sequências.
ATUALIDADES (Não disponível na Plataforma)
NOÇÕES DE INFORMÁTICA (PDF)
MS-Windows 7: conceito de pastas,
diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência,
manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e
aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010,
MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de
textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e
numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de
páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos,
caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas,
conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de
tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,
inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e
numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de
dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos
de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição
e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de
páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio
Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens,
anexação de arquivos. Internet: navegação internet, conceitos de URL,
links, sites, busca e impressão de páginas.
PROFESSORES - Parte Geral para todos os Cargos
Legislação Educacional
Constituição Federal/88 – artigos 205 a 214. (PDF e Videoaulas)
Lei
Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente
(atualizada): artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140. (PDF e Videoaulas)
Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada). (PDF e Videoaulas)
Lei Federal nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação. (PDF e Videoaulas)
Base Nacional Comum Curricular (PDF e Videoaulas)
BRASIL.
Resolução CNE/CEB 05/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009. (PDF e Videoaulas)
BRASIL.
Resolução CNE/CEB 04/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o
Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade
Educação Especial. Brasília: CNE, 2009. (PDF e Videoaulas)
BRASIL.
Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais
para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. (PDF e Videoaulas)
BRASIL.
Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010. (PDF e
Videoaulas)
BRASIL. Parecer CNE/CEB 11/2010 – Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino Fundamental de 09 anos. Brasília: CNE,
2010. (PDF e Videoaulas)
BRASIL. Reexame do Parecer CNE/SEB nº
23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e
Adultos – EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e
Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a
Distância. Brasília: CNE, 2010. (PDF e Videoaulas)
BRASIL. Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC/2008. (PDF e Videoaulas)
Conhecimentos Pedagógicos
Bibliografia
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 2012. (PDF)
CAROLYN, Edward; et. al. As cem linguagens da criança. Porto Alegre. Artmed, 1999. (PDF e Videoaulas)
COLL,
Cesar. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com
tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre. Artmed,
2010. (PDF)
CUNHA, Susana Rangel Vieira da (org.). Cor, som e movimento. Mediação, 1999. (PDF)
FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999. (PDF)
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre, Mediação, 2001. (PDF e Videoaulas)
JOLIBERT,
Josette. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e
comunidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006. (PDF)
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo, Summus, 2015. (PDF e Videoaulas)
NÓVOA, Antonio. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 2004. (PDF e Videoaulas)
OLIVEIRA, Zilma Ramos de Oliveira (Org.), et.al. O trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo: Biruta, 2012. (PDF)
PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (Org.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas – Ed Artmed, 1996. (PDF)
PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. Trad. Manuel Campos. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959. (PDF)
PIAGET,
Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do
desenvolvimento. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. (PDF e
Videoaulas)
SMOLE, Katia; et. al. Resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2003. (PDF e Videoaulas)
SOARES,
Magda - Ler verbo intransitivo. In: Paiva (org) - Literatura e
letramento: suporte e interfaces – o jogo do livro - Autentica/CEALI –
2003. (PDF)
SOLÉ, Isabel - Estratégias de leitura. Artmed. 6ª Edição - 1998 (PDF)
TEBEROSKY,
Ana; COLOMER, Teresa - Aprender a ler e a escrever– uma proposta
construtivista. Porto Alegre; Artmed, 2003. (PDF e Videoaulas)
VASCONCELLOS,
Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad – Centro de
Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica. 14ª Edição – 2002. (PDF e
Videoaulas)
VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil:
uma visão construtivista. Campinas: Mercado das Letras, 2000. (PDF e
Videoaulas)
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996 (PDF e Videoaulas)