(11) 5575.0769 (11) 96066-8846

cursao@cursaosantarita.com.br

Prefeitura de Mogi das Cruzes - Diretor de Escola

Prefeitura de Mogi das Cruzes - Diretor de Escola

Prefeitura de Mogi das Cruzes - Diretor de Escola

Metodologia: aulas na plataforma digital (videoaulas e ePub)

Disponibilização do curso e duração: Após a data da compra, o acesso ao curso ficará disponível até 02 dias após a realização das provas objetivas.


R$500,00

Pagamento com cartão de crédito ou débito: R$500,00 (Pagamento processado pelo Pagseguro - Em caso de parcelamento pode haver acréscimo de taxas)

LÍNGUA PORTUGUESA conteúdo disponilizado em formato PDF e exercícios

NOÇÕES DE INFORMÁTICA conteúdo disponilizado em formato PDF e exercícios

MÓDULO I

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Art. 205 a 214 e 226 a 230. (videoaula/pdf) / BRASIL. Lei n° 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (com suas alterações). (videoaula/pdf) /BRASIL. Lei n° 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Art. 1º ao 6º e Art. 53 ao 59. (videoaula/pdf) / BRASIL. Lei nº 13.005/14. Aprova o Plano Nacional de Educação. (videoaula/pdf) / BRASIL. Lei nº 11.947/09. Atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; altera as Leis nº 10.880/04, nº 11.273/06, nº 11.507/07; revoga dispositivos da Medida Provisória nº 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, e a Lei nº 8.913/94; e dá outras providências. (pdf) /  Resolução nº 9/2011, Resolução nº 10/2013, Resolução nº 15/2014, Resolução nº 8/2016 e Resolução nº 6/2018. (pdf)

MÓDULO II

BRASIL. Decreto Federal nº 7.611/11 Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.  (videoaula/pdf) / MOGI DAS CRUZES. Lei Orgânica do Município de Mogi das Cruzes. Capítulo V. Seção I. Da Educação. Art. 200 a 215. (pdf) / MOGI DAS CRUZES. Lei Municipal nº 7.480/19. Plano Municipal de Educação. Biênio 2019-2020.  (pdf) / MOGI DAS CRUZES. Lei Complementar nº 145/19. Estatuto, Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério Público Municipal de Mogi das Cruzes.  (pdf) / MOGI DAS CRUZES. Lei Municipal nº 7.410/18. Serviço de Transporte Escolar dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Mogi das Cruzes.  (pdf) / MOGI DAS CRUZES. Lei Municipal nº 5.507/03. Funcionamento do Conselho de Escola das Escolas Municipais.  (pdf) / MOGI DAS CRUZES. Lei Municipal nº 6.537/11, Art. 41 a 43. Institui a nova estrutura organizacional básica da Prefeitura.  (pdf) / MOGI DAS CRUZES. Lei Municipal nº 5.837/05. Institui o Programa de Transferência de Recursos Financeiros às Associações de Pais e Mestres das unidades educacionais da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes. (pdf) / MOGI DAS CRUZES. Decreto Municipal nº 17.636/18. Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres – APM das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Mogi das Cruzes.  (pdf) / MOGI DAS CRUZES. Decreto Municipal nº 18.611/19. Fixa normas para elaboração dos Regimentos das Escolas Municipais. (pdf) / Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial; (pdf) / Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.  (pdf) 

MÓDULO III

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos;  Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos;  (videoaulas e pdf) / MOGI DAS CRUZES. Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação da Infância Mogi das Cruzes - SP. São Paulo: Mogi das Cruzes Administração, 2007. (pdf) / MOGI DAS CRUZES. Políticas Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. São Paulo: Mogi das Cruzes Administração, 2019. (pdf) / MOGI DAS CRUZES. Currículo Municipal de Mogi das Cruzes: Educação Infantil - Infantil II, III e IV.; Ensino Fundamental Anos Iniciais 1º ao 5º ano. (pdf) / BRASIL. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2009.  (videoaula/pdf) / BRASIL. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007.  (videoaula/pdf)

MÓDULO IV

CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública - série provas e concursos. 2. ed. Campus, 2008.  (pdf) / DAFT, Richard. L. Administração. São Paulo:  Cenage Learning, 2010.  (pdf) / MAXIMIANO. Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 8. ed. rev e ampl. São Paulo: Atlas, 2011.  (pdf) / ROBBINS, Stephen Paul. Administração: mudança e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000.   (pdf) / CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: lsevier, 2004.  (pdf) / JOHANN, S. L. Gestão da cultura corporativa. São Paulo: Saraiva, 2. ed., 2008.  (pdf) / ROBBINS, Stephen Paul. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2005.  (pdf)

MÓDULO V

BRUNET, L. Clima de trabalho e eficácia da escola. In: NÓVOA, A. (coord.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 1992. (videoaula/pdf) /GODOY, Maria Helena Pádua Coelho de. Como Melhorar as Competências da Equipe Escolar Implementando a Matriz de Capacitação. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2008. (pdf) / LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. rev. ampl. - São Paulo: Heccus, 2013.  (videoaula/pdf) / LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. T.; SEABRA, M. Educação escolar: política, estrutura e organização. - 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (videoaula/pdf) / LÜCK, Heloísa. A aplicação do planejamento estratégico na escola. Gestão em rede, Brasilia: CONSED, n 23, p. 18-21, set. 2000 (videoaula/pdf) / LÜCK, Heloisa. Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências. Curitiba: Ed. Positivo, 2009 (videoaula/pdf) / LÜCK, Heloísa. Gestão da cultura e do Clima Organizacional da Escola. 2. ed. Editora Vozes, 2011.(videoaula/pdf) / LÜCK, Heloísa. Liderança em Gestão Escolar. Editora Vozes, 8. ed., 2012. (videoaula/pdf)

MÓDULO VI
CAPONI, Sandra. BRITO, R.L.G.L. Cultura, clima e gestão da escola. In: FELDMANN, M.G. (org.) Formação de Professores e Escola na Contemporaneidade. São Paulo: SENAC, 2009.(videoaula/pdf) / DALCORSO, C. Z. O planejamento estratégico: um instrumento para o gestor de escola pública. São Paulo: Pacco, 2012. (videoaula/pdf) / GODOY, Maria Helena Pádua Coelho de. Gestão Integrada da Escola. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2009. (videoaula/pdf) / GODOY, Maria Helena Pádua Coelho de. Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social para Aplicação na Escola. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2009. (videoaula/pdf) / CANDAU, V. M. (Org.). Educação intercultural e cotidiano escolar. Petrópolis: Vozes, 2006. (videoaula/pdf) / BOURDIEU, P. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, M.A.: CATANI, A. (Orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 217-227. (videoaula/pdf) / LÜCK, Heloísa. A Gestão Participativa na Escola. Rio de Janeiro. Petrópolis: Editora Vozes, 2009. (videoaula/pdf) / SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução a teorias do currículo. Editora Autêntica. (videoaula/pdf) / TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. - 5ª ed. - Petrópolis: Vozes, 2002. (videoaula/pdf) / VALDEMARIM, Vera. Souza, Rosa Fátima. A Cultura Escolar em Debate.  Editora Autores Associados. (videoaula/pdf) / VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2007. pág. 51-65. (videoaula/pdf) / VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org).  Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, Papirus, 1995. (videoaula/pdf) / ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. 

MÓDULO VII

AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2009. (pdf) /  ARAÚJO, C. H.; LUZIO, N. Avaliação da Educação Básica: em busca da qualidade e equidade no Brasil. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005.(pdf) / CASTRO, Maria Helena Guimarães de. Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações Educacionais. São Paulo em Perspectiva, São Paulo: V. 14, nº1, p. 121 – 128, 2000.(videoaula/pdf) / FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Editora Paz e Terra, 2011. (videoaula/pdf) / HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: Uma Prática em Construção da Pré-Escola à Universidade.(videoaula/pdf) / IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional - Formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006. (videoaula/pdf) / LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. - 17. ed. São Paulo: Cortez, 2005. (videoaula/pdf) / PARO, V. Diretor Escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015.(videoaula/pdf) / PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007 (videoaula/pdf)

MÓDULO VIII

FERNANDES, C. O.; FREITAS, Luiz Carlos de. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação.  Organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. (pdf) / MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar - O que é? Por quê? Como fazer? 1. ed. São Paulo: Summus, 2015. (videoaula/pdf) / MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.  (videoaula/pdf) / NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (Orgs). Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. (pdf) / SACRISTÁN, J. G. (org). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.(pdf)

Para dar um Upgrade em seu futuro

Inscreva-se