(11) 5575.0769 (11) 96066-8846

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Prefeitura de Guarulhos - Professor de Educação Básica I

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Carga Horária: 88 horas

Modalidade: Presencial

Valores para parcelamento em cheques presencialmente no polo (valores com Desconto):

À vista (dinheiro ou cheque) R$1.260,00


02 cheques R$650,00 (R$1.300,00)
03 cheques R$450,00 (R$1.350,00)
04 cheques R$350,00 (R$1.400,00)
05 cheques R$290,00 (R$1.450,00)

pagamento com cartão de débito ou crédito: R$1.450,00 (processamento e condições de parcelamento pelo Pagseguro)

Polos presenciais:

- Guarulhos: 11 4509-2339 / 95283-1950 whatsapp

horário do curso: 8:00 às 17:00 

turmas finais de semana (sábados)


Endereço do polo Guarulhos:

Colégio Data Brasil

Rua Harry Simonsen nº188 - Centro

a coordenação local estará presente nos dias do curso

Módulos Presenciais


Conhecimentos Gerais (material disponibilizado em PDF/e-pub com videoaulas conforme disponibilização da plataforma digital):


Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.


Matemática: Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Sistema de equações do 1º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.

Conhecimentos Pedagógicos e Legislação:


Módulo I - BRASIL. Constituição Federal. Título VIII – Da Ordem Social: Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto: Seção I – Da Educação, e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96.(PDF/e-pub com videoaulas) BRASIL. Lei Federal nº 8.069/1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. (PDF/e-pub com videoaulas)BRASIL. Lei Federal nº 9394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (PDF/e-pub com videoaulas) BRASIL. Resolução CNE/CEB 03, de 15 de junho de 2010. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. (PDF/e-pub com videoaulas) BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. (PDF/e-pub com videoaulas) BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010. BRASIL. (PDF/e-pub com videoaulas)Resolução CNE/CEB 4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009.(PDF/e-pub)


Módulo II - ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.(PDF/e-pub) BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008.(PDF/e-pub com videoaulas) BRASIL. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos.(PDF/e-pub com videoaulas) Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2009. BRASIL. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007.(PDF/e-pub com videoaulas) BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Infantil; Ensino Fundamental.  (PDF/e-pub com videoaulas)BRASIL/MEC. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Volumes 1, 2, 3. (PDF/e-pub com videoaulas) DELIZOICOV. Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1994. (Capítulo II: unidades 2 e 3; Capítulo III: unidades 4 e 5).(PDF/e-pub com videoaulas) OLIVEIRA, Zilma Ramos de e outros. O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2015. PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 2011. (Capítulos 1, 2 e 3).(PDF/e-pub com videoaulas)


Módulo III - AGUIAR, Márcia Ângela da Silva [et. al.]. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.(PDF/e-pub com videoaulas) BRUNEL, C. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2004.(PDF/e-pub) CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família. p. 28-32. In: CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares.Brasília: UNESCO, MEC, 2009.(PDF/e-pub com videoaulas) GUSTSACK, F.; VIEGAS, M. F.; BARCELOS, V. (Org.). Educação de Jovens e Adultos: saberes e fazeres. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007. (PDF/e-pub) HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. In: SE/SP/FDE. Revista Ideias, nº 22, pág. 51 a 59. (PDF/e-pub com videoaulas) LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012, 4ª Parte, capítulo III.(PDF/e-pub com videoaulas) MORAN, José. “A aprendizagem de ser educador”.(PDF/e-pub com videoaulas)  PIMENTA, Selma, G.A. A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1º Grau. Ideias nº 8. 1.990, p 17-24. (PDF/e-pub com videoaulas)RESENDE, L. M. G. de. A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998. (PDF/e-pub com videoaulas) SOARES, Leôncio (org). Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Belo Horizonte, Autêntica, 2006.(PDF/e-pub) VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad – Centro de Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica. 14ª ed., 2002. (PDF/e-pub com videoaulas) WEIZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000 (capítulos 4 e 8).(PDF/e-pub com videoaulas)


Módulo IV - ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola. Conferência Nacional da Educação Básica. (PDF/e-pub com videoaulas) COLL, César. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1999. (Capítulos 4 e 5).(PDF/e-pub com videoaulas) CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez Editora, 2002. (Capítulos 3 e 7).(PDF/e-pub com videoaulas) DE LA TAILLE, Y., OLIVEIRA, M.K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. (PDF/e-pub com videoaulas) DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local. Estud. av. [online].2007, vol.21, nº 60, pp. 75-90. (PDF/e-pub com videoaulas) FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.(PDF/e-pub com videoaulas) FONSECA, Vítor da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Rio de Janeiro: Wak, 2012.(PDF/e-pub com videoaulas) FONTANA, Roseli Ap. Cação. Mediação Pedagógica em sala de aula. Campinas: Editora Autores Associados, 1996 (Primeiro tópico da Parte I – A gênese social da conceitualização). (PDF/e-pub com videoaulas) GARCIA, Lenise Aparecida Martins. “Transversalidade e Interdisciplinaridade”. (PDF/e-pub com videoaulas) JÓFILI, Zélia. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. In: Educação: Teorias e Práticas, ano 2, nº 2, Recife: Universidade Católica de Pernambuco, dez. 2002, p. 191-208. (PDF/e-pub com videoaulas) PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Paulo Francisco Slomp. UFRGS- PEAD 2009/1. (PDF/e-pub com videoaulas) RIOS, Teresinha Azeredo. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 2001. (PDF/e-pub com videoaulas) VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista. Revista do Cogeime, nº 14, julho/99, pág. 15-38.(PDF/e-pub com videoaulas)


Módulo V - BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.(PDF/e-pub) FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010. (PDF/e-pub com videoaulas) KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009. (PDF/e-pub)LERNER, Delia. A matemática na escola – aqui e agora. Porto Alegre: Artmed, 1995.(PDF/e-pub com videoaulas) LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. 1ª Edição – Porto Alegre, Artmed, 2002. (PDF/e-pub com videoaulas) MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas às diferenças, capítulo 5, in: MANTOAN, Maria Teresa Eglér (org.) Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: Moderna, 2001.(PDF/e-pub com videoaulas) MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora. (PDF/e-pub com videoaulas) QUEIROZ, Cecília T. A. P. de; MOITA, Filomena M. G. da S.C. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. (MEC/SEB/SEED).(PDF/e-pub com videoaulas)  ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010.(PDF/e-pub com videoaulas).

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