LÍNGUA PORTUGUESA (disponibilizado em PDF e questões
on-line)
1. Compreensão de
textos contemporâneos.
1.1 Localização
de informações explícitas e implícitas no texto.
1.2 Significado
de vocábulos e expressões em função do contexto.
1.3 Uso
significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto.
1.4 Denotação e
conotação – figuras de linguagem.
2. Estrutura e
formação de palavras; emprego das diferentes classes de palavras.
2.1 Valor
semântico de elementos mórficos.
2.2 Uso e função
do artigo, dos pronomes e numerais.
2.3 Valor
substantivo, adjetivo e adverbial dos vocábulos portugueses.
2.4 Emprego de
preposições e conjunções que conferem coesão e coerência ao texto escrito.
3. Relações de sentido entre segmentos do texto.
4. Variação
linguística e adequação no uso da língua às situações de comunicação.
5. Ortografia.
5.1 Emprego de
letras.
5.2 Acentuação
gráfica (conforme o atual Acordo Ortográfico).
6. Flexão verbal
– valor semântico de tempos e modos.
6.1 Correlação
entre tempos verbais.
6.2. Concordância
verbal.
7. Concordância
nominal.
8. Regência
nominal e verbal – o fenômeno da crase.
9. Uso e função
dos sinais de pontuação.
OBS: A prova
priorizará a consciência no uso da língua escrita padrão e, não, a nomenclatura
gramatical.
MATEMÁTICA (disponibilizado em PDF e questões on-line)
1. Números reais:
Resolução de problemas envolvendo as operações de adição, subtração,
multiplicação e divisão.
2.
Divisibilidade: Múltiplos e Divisores.
3.
Proporcionalidade: Regra de três simples e porcentagem.
4. Sistema Legal
de Medidas: Medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo.
5. Princípio
Multiplicativo.
6. Volumes dos
principais sólidos geométricos.
7. Conservação,
redução ou ampliação de perímetros e áreas das principais figuras planas usando
malhas quadriculadas. Cálculo de áreas e perímetros.
8. Relacionar
figuras tridimensionais com suas respectivas planificações.
9. Reconhecer
arestas, vértices e faces de um sólido geométrico.
LEGISLAÇÃO (disponibilizados após 18/02/19 em PDF, videoaulas
e questões on-line)
BRASIL.
Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei
nº 9394, Brasília, 1996.
_________.
Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, capítulo III, seção
I, 1988.
_________. Emenda
constitucional nº 59 de 11 de novembro de 2009.
_________.
Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069), Brasília 1990.
_________.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares
nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília:
MEC, SEB, 2010.
_________. Lei nº
13.005 de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Meta 1 e respectivas
estratégias - Brasília, 2014.
_________.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum
Curricular/ Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB.
RIO DE JANEIRO.
Lei nº 6.362 de 28 de maio de 2018, Meta 1 e respectivas estratégias. RIO DE
JANEIRO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (prova
objetiva e discursiva)
(disponibilizados após 18/02/19 em PDF, videoaulas e
questões on-line)
1. Práticas e
concepções de Educação Infantil.
2. Currículo na
Educação Infantil.
3. Espaço e tempo no cotidiano da Educação Infantil.
4. Observação e
registro na Educação Infantil.
REFERÊNCIAS:
HORN, Maria da
Graça Souza. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre:
Penso, 2017.
OSTETTO, Luciana
Esmeralda. Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores.
Campinas: Papirus, 2012
_________.
Registros na Educação Infantil. Pesquisa e prática pedagógica. Campinas:
Papirus, 2018.
RAMOS, Zilma.
Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
RIO DE JANEIRO.
Orientações Curriculares para a Educação Infantil. Secretaria Municipal de
Educação do Rio de Janeiro, 2010.
_________.
Orientações para profissionais da Educação Infantil. Secretaria Municipal de
Educação do Rio de Janeiro, 2010.
_________. Planejamento
na Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, 2011.
_________.
Orientações para organização da sala na Educação Infantil: ambiente para a
criança criar, mexer, interagir e aprender. Secretaria Municipal de Educação do
Rio de Janeiro, 2013.
_________. A
avaliação na Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação do Rio de
Janeiro, 2013.
_________.
Orientações ao professor de Pré-escola I e II. Secretaria Municipal de Educação
do Rio de Janeiro, 2013.
_________. O fazer
das artes plásticas na Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação do
Rio de Janeiro, 2012.