(11) 5575.0769 (11) 96066-8846

cursao@cursaosantarita.com.br

Prefeitura de Taubaté - Prof Ed Infantil e Professor I

Prefeitura de Taubaté - Prof Ed Infantil e Professor I

Prefeitura de Taubaté - Prof Ed Infantil e Professor I

PREFEITURA DE TAUBATÉ - PROF ED INFANTIL E PROFESSOR I

Professor de Educação Infantil

Total de vagas: 07

Salário: R$2.144,63*

Jornada de trabalho: 24h/aula

Requisitos Exigidos:

- Ensino Superior Completo, Habilitação específica em curso de graduação (licenciatura plena)

 

Professor I

Total de vagas: 47

Salário: R$2.144,63*

Jornada de trabalho: 24h/aula

Requisitos Exigidos:

- Ensino Superior Completo, Habilitação específica em curso de graduação (licenciatura plena)

 

*Os salários publicado em edital.

 

DAS ATRIBUIÇÕES

Professor de Educação Infantil

Promove educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos; cuida de alunos; planeja a prática educacional e avalia as práticas pedagógicas. Organiza atividades; pesquisa; interage com a família e a comunidade e realiza tarefas administrativas. Executa outras atividades correlatas.

 

Professor I

Promove educação e a relação ensino-aprendizagem de alunos dos cinco anos iniciais do Ensino Fundamental; cuida de alunos; planeja a prática educacional e avalia as práticas pedagógicas. Organiza atividades; pesquisa; interage com a família e a comunidade e realiza tarefas administrativas. Executa outras atividades correlatas.

 

As inscrições deverão ser realizadas somente pela internet, pelo site www.vunesp.com.br, no período das 10h00 de 27 de setembro de 2021 até as 23h59 de 27 de outubro de 2021.

As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Taubaté, na data prevista de 19 de dezembro de 2021. Se houver alteração na data de realização das provas, por eventuais restrições decorrentes da pandemia do Coronavírus (Covid-19), estabelecidas por órgãos ou departamentos governamentais e/ou judiciais, a Prefeitura de Taubaté e a Fundação VUNESP não se responsabilizarão pelo ressarcimento de despesas dos candidatos.

Modalidade do curso: EaD

Disponibilização do curso e duração: Após a data da compra, o acesso ao curso ficará disponível até 02 dias após a realização das provas objetivas.

Metodologia: aulas na plataforma digital (videoaulas, ePub/ebook e questões)

Investimento: R$ 400,00

Pagamento com cartão de crédito ou débito: R$400,00 (Pagamento processado pelo Pagseguro - Em caso de parcelamento pode haver acréscimo de taxas)

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL


Conhecimentos Pedagógicos e Legislação


ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Ale-gre: Artmed, 2004. (videoaula e ebook)/BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da . Abordagem triangular no ensino das artes e cultura visuais. São Paulo: Cortez, 2010. (videoaula e ebook)/ BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008. (videoaula e ebook)/BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,1999. (videoaula e ebook)/ CRAIDY, Carmen e KAERCHER, Gladis. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. (videoaula e ebook)/ EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Volume 1 e 2. Porto Alegre: Artmed, 2015. (videoaula e ebook)/ FERREIRA, Gláucia de Melo (Org.). Palavra de professor(a): tateios e reflexões na prática Freinet. Campi-nas, SP: Mercado das Letras, 2003. (videoaula e ebook)/ FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010. (videoaula e ebook)/ FONSECA, Lúcia Lima da. O universo na sala de aula: uma experiência em pedagogia de projetos. Porto Alegre: Mediação, 2009. (videoaula e ebook)/ FONSECA, Vitor da . Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.  (videoaula e ebook)/ FONSECA, Vítor da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psico-motores. Rio de Janeiro: Wak, 2012.  (videoaula e ebook)/ FORMOSINHO, Julia Oliveira. Pedagogia da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed,2007. (videoaula e ebook)/ HOFFMANN, Jussara Maria. Avaliação mediadora, uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2010. (videoaula e ebook)/ KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009. (videoaula e ebook)/ LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.  (videoaula e ebook)/ MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD,1998. (videoaula e ebook)/ MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.3. (videoaula e ebook)/ MEREDIEU, Florence de. O desenho infantil. São Paulo: Cultrix, 2006. (videoaula e ebook)/ MEUR, A. de. Psicomotricidade: educação e reeducação: níveis maternal e infantil. São Paulo: Manole, 1991. (videoaula e ebook)/ OLIVEIRA, Zilma Ramos de e outros. O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2015. (videoaula e ebook)/ OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. (videoaula e ebook)/ PANIZZA, Mabel e Colaboradores. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. (videoaula e ebook)/ PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000. (videoaula e ebook)/ PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Estratégias, estilos e metacognição. Rio de Janeiro: Wak, 2009. (ebook)/ REGO, Teresa Cristina. Brincar é coisa séria. São Paulo: Fundação Samuel, 1992. (ebook)/ SILVA, Lucilene. Brincadeiras: para crianças de todo o mundo. São Paulo: UNESCO, 2007. (ebook)/ SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. (ebook)/ SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Resolução de problemas: matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2003. (videoaula e ebook)/ TAILLE, Yves de La e outros. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.  (videoaula e ebook)/ TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz (Org.). Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. Rio de Janei-ro: Vozes, 2000. (videoaula e ebook)/ WALLON, Henri: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. São Paulo: Vozes, 1986. (videoaula e ebook)/ ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998. (videoaula e ebook).

 

LEGISLAÇÃO:


Constituição Federal de 1988: artigos 208 a 214. (videoaula e ebook)/ Lei Federal n.º 8.069/90 – ECA: artigos 1º a 6º, 15 a 18-B, 53 a 59 e 131 a 137. (videoaula e ebook)/ Lei Federal n.º 9.394/96 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. (videoaula e ebook)/ Resolução CNE/CEB n.º 5/09 e Parecer CNE/CEB n.º 20/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. (videoaula e ebook).

 

PROFESSOR I


Conhecimentos Específicos


Conhecimentos Pedagógicos e Legislação

ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola. Conferência Nacional da Educação Básica.  (videoaula e ebook)/ CASTRO, Jane Margareth. REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família. p. 28-32. In: CASTRO, Jane Margareth. REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009. (videoaula e ebook)/ CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez Editora, 2002. (Capítulos 3 e 7). (video aula e ebook)/ DE LA TAILLE, Y. OLIVEIRA, M.K. DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992 (videoaula e ebook)/ DELIZOICOV. Demétrio. ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1994. (Capítulo II: unidades 2 e 3. Capítulo III: unidades 4 e 5). (ebook)/ DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local. Estudos avançados [online]. 2007, vol.21, n.º 60, pp. 75-90. (videoaula e ebook)/ FONTANA, Roseli Ap. Cação. Mediação Pedagógica em sala de aula. Campinas: Editora Autores Associados, 1996 (Primeiro tópico da Parte I - A gênese social da conceitualização).  (ebook)/ GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Transversalidade e Interdisciplinaridade.  (videoaula e ebook)/ HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento In:SE/SP/FDE. Revista IDEIAS nº 22, pág. 51 a 59. (videoaula e ebook)/ JÓFILI, Zélia. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. In: Educação: Teorias e Práticas, ano 2, nº 2, Recife: Universidade Católica de Pernambuco. (ebook)/ LERNER, Delia. A matemática na escola – aqui e agora. Porto Alegre: Artmed, 1995. (videoaula e ebook)/ LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. 1ª Edição – Porto Alegre, Artmed, 2002.videoaula e ebook)/  LIBÂNEO, J.C. OLIVEIRA, J. F. TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003, 4ª Parte, capítulo III.videoaula e ebook)/ MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas às diferenças, capítulo 5, in: MANTOAN, Maria Teresa Eglér (org.) Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: Moderna, 2001.videoaula e ebook)/  MORAN, José. A aprendizagem de ser educador.videoaula e ebook)/ PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 2011. (Capítulos 1, 2 e 3).(ebook)/ PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Paulo Francisco Slomp. UFRGS- PEAD 2009/1. (videoaula e ebook)/ QUEIROZ, Cecília T. A. P. de. MOITA, Filomena M. G. da S. C. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina Grande. Natal: UEPB/UFRN, 2007. (MEC/SEB/SEED).(videoaula e ebook)/ RESENDE, L. M. G. de. A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.(videoaula e ebook)/  ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010. (videoaula e ebook)/  VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad – Centro de Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica. 14ª Edição – 2002.(videoaula e ebook)/ WEIZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática.(videoaula e ebook).

 

Legislação


BRASIL. Constituição Federal/88 – artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96.(videoaula e ebook)/ BRASIL. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007.(videoaula e ebook)/  BRASIL. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (atualizada): artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140.(videoaula e ebook)/ BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução. Brasília: MEC/SEF, 2ª ed. (1ª a 4ª série), Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Volume 1 (Itens: Princípios e Fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientação Didática).(videoaula e ebook)./ BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 2ª ed. (1ª a 4ª série), Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Volume 6 (1ª Parte).(ebook)/ BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. Brasília: MEC/SEF, 2ª ed. (1ª a 4ª série), Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Volume 7 (1ª Parte). BRASIL. Lei Federal nº 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).(ebook)/  BRASIL. Resolução CNE/CEB 4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009.(videoaula e ebook)/ BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.(videoaula e ebook)/ BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.(videoaula e ebook).

 

Língua Portuguesa conteúdo disponibilizado em formato de videoaulas, ebook e/ou PDF e exercícios conforme disponibilidade na plataforma.

Matemática conteúdo disponibilizado em formato de videoaulas,  ebook e/ou PDF e exercícios conforme disponibilidade na plataforma.

Para dar um Upgrade em seu futuro

Inscreva-se