(11) 5575.0769 (11) 96066-8846

cursao@cursaosantarita.com.br

FITO/Osasco PDI 2021

FITO/Osasco PDI 2021

FITO/Osasco PDI 2021

Professor de Desenvolvimento Infantil


Total de vagas: 179


Salário: R$2886,24*


Jornada de trabalho: 40h


Requisitos Exigidos:


- Ensino Superior Completo em Pedagogia;


- Experiência de 3 anos no Magistério.

 

*Os salários dos cargos têm como base o mês JULHO de 2021.

 

A inscrição deverá ser efetuada das 10 horas de 13.09.2021 às 23h59min de 18.10.2021, exclusivamente pela internet no site da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br).


A prova objetiva, para cada um dos cargos em concurso, ocorrerá na data prevista de 05 de dezembro de 2021, período da tarde.

 

Modalidade do curso: EaD


Disponibilização do curso e duração: Após a data da compra, o acesso ao curso ficará disponível até 02 dias após a realização das provas objetivas.

Metodologia: aulas na plataforma digital (videoaulas, ePub/ebook e questões)

Investimento: R$ 350,00

Pagamento com cartão de crédito ou débito: R$350,00 (Pagamento processado pelo Pagseguro - Em caso de parcelamento pode haver acréscimo de taxas)

Módulos/Conteúdo:


Módulo I


Constituição Federal de 1988: artigos 208 a 214. (videoaulas e ebook)/ Lei Federal n.º 8.069/90 – ECA: artigos 1º a 6º, 15 a 18-B, 53 a 59 e 131 a 137. (videoaulas e ebook)/ Lei Federal n.º 9.394/96 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. (videoaulas e ebook).

 

Módulo II


Lei do Município de Osasco nº 4.701, de 02 de Julho de 2015 – Institui o Plano Municipal de Educação e dá outras providências. (ebook)/ Lei Ordinária nº. 801/1968: Autoriza o poder executivo a criar o instituto tecnológico de Osasco e dá outras providências (ebook)/ Decreto nº 9.372/2004 – Estatuto da FITO (ebook)/ Lei Complementar nº 122/2004: CRIA O QUADRO DE PESSOAL E ESTABELECE DIRETRIZES E REGRAS BÁSICAS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS DA FUNDAÇÃO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE OSASCO – FITO (ebook)/ Lei Complementar nº. 378/2019:Altera e revoga dispositivos da lei complementar nº 122, de 13 de janeiro de 2004, bem como seus anexos, que cria o quadro de pessoal e estabelece diretrizes e regras básicas para a elaboração do plano de cargos, carreiras e vencimentos da FUNDAÇÃO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE OSASCO - FITO; bem como altera dispositivos da lei ordinária nº 801 de 28 de novembro de 1968, que cria o INSTITUTO TECNOLÓGICO DE OSASCO (ebook).

 

Módulo III


ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004. (videoaulas e ebook)/ BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008. (videoaulas e ebook)/ Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Introdução (p. 7 – 21); A Etapa da Educação Infantil (p. 35 – 55). (videoaulas e ebook)/ BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,1999. (videoaulas e ebook)/ CRAIDY, Carmen e KAERCHER, Gladis. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. (videoaulas e ebook)/ EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Volume 1 e 2. Porto Alegre: Artmed, 2015. (videoaulas e ebook)/ FORMOSINHO, Julia Oliveira. Pedagogia da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre  (videoaulas e ebook)/ MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.3. (videoaulas e ebook)/ Resolução CNE/CEB n.º 5/09 e Parecer CNE/CEB n.º 20/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. (videoaulas e ebook).

 

 

Módulo IV


FERREIRA, Gláucia de Melo (Org.). Palavra de professor(a): tateios e reflexões na prática Freinet. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003. (videoaulas e ebook)/ FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010. (videoaulas e ebook)/ FONSECA, Vitor da . Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. (videoaulas e ebook)/ FONSECA, Vítor da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Rio de Janeiro: Wak, 2012. (videoaulas e ebook)/ LACERDA, C. B.; ALBRES, N. A.; DRAGO, S. L. Política para uma educação bilíngue e inclusiva a alunos surdos no município de São Paulo. In: Educação e Pesquisa: revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, n. 39, p. 65-80, 2013. (videoaulas e ebook)/ LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. (videoaulas e ebook)/ MEUR, A. de. Psicomotricidade: educação e reeducação: níveis maternal e infantil. São Paulo: Manole, 1991. (videoaulas e ebook)/ TAILLE, Yves de La e outros. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. (videoaulas e ebook)/ WALLON, Henri: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. São Paulo: Vozes, 1986. (videoaulas e ebook).

 

Módulo V


BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da. Abordagem triangular no ensino das artes e cultura visuais. São Paulo: Cortez, 2010. (videoaulas e ebook)/ FONSECA, Lúcia Lima da. O universo na sala de aula: uma experiência em pedagogia de projetos. Porto Alegre: Mediação, 2009. (videoaulas e ebook)/ MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD,1998. (videoaulas e ebook)/ MEREDIEU, Florence de. O desenho infantil.. São Paulo: Cultrix, 2006. (videoaulas e ebook)/ PANIZZA, Mabel e Colaboradores. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. (videoaulas e ebook)/ SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. (videoaulas e ebook)/ SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Resolução de problemas: matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2003. (videoaulas e ebook)/ TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz (Org.). Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. (videoaulas e ebook).

 

Módulo VI


HOFFMANN, Jussara Maria. Avaliação mediadora, uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2010. (videoaulas e ebook)/ KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009. (videoaulas e ebook)/ OLIVEIRA, Zilma Ramos de e outros. O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2015. (videoaulas e ebook)/ OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. (videoaulas e ebook)/ PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000. (videoaulas e ebook)/ PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Estratégias, estilos e metacognição. Rio de Janeiro: Wak, 2009. (videoaulas e ebook)/ REGO, Teresa Cristina. Brincar é coisa séria. São Paulo: Fundação Samuel, 1992. (videoaulas e ebook / SILVA, Lucilene. Brincadeiras: para crianças de todo o mundo. São Paulo: UNESCO, 2007. (videoaulas e ebook) /  ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998. (videoaulas e ebook).

 

Módulo VII


Lei nº 10.098/1994 – Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. (ebook) / Resolução CNE/CEB nº 2/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. (ebook) / Resolução CNE/CEB nº 4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. (ebook) / Resolução CNE/CEB nº 4/2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.  (videoaulas e ebook)/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008. (videoaulas e ebook)/ Decreto nº 7.611/2011 – Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. (videoaulas e ebook)/ Lei nº 13.146/2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Capítulo IV – Do artigo 27 ao 30, Do direito à Educação. (videoaulas e ebook)/ Lei Federal nº 7.853, de 24 de outubro De 1989 - Dispõe Sobre o Apoio às Pessoas Portadoras de Deficiência, sua Integração Social, sobre a Coordenadoria Nacional para integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, Institui a Tutela Jurisdicional de Interesses Coletivos ou Difusos dessas Pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras Providências. (ebook).

 

Língua Portuguesa conteúdo disponibilizado em formato de videoaulas, ebook e/ou PDF e exercícios conforme disponibilidade na plataforma.

Matemática conteúdo disponibilizado em formato de videoaulas,  ebook e/ou PDF e exercícios conforme disponibilidade na plataforma.

Para dar um Upgrade em seu futuro

Inscreva-se