Módulo 1
BRASIL. Constituição Federal/88 –
artigos 205 a 214.(videoaula/ebook)/BRASIL. Lei Federal nº 8.069/1990 –
Estatuto da Criança e do Adolescente (atualizada): artigos 1º ao 6º. 15 ao
18-B. 53 a 59, 131 a 138 e 147.(videoaula/ebook)/BRASIL. Lei Federal nº 9.394,
de 20/12/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).
BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010
– Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília:
CNE, 2010.(videoaula/ebook)/BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília:
CNE, 2010.(videoaula/ebook)
Módulo 2
LIBÂNEO, J.C. OLIVEIRA, J. F..
TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo:
Cortez, 2003, capítulo III, da 4ª Parte.(videoaula/ebook)/DOWBOR, Ladislau.
Educação e apropriação da realidade local. Estudos avançados [online]. 2007,
vol.21, n.º 60, pp. 75-90.(videoaula/ebook)/QUEIROZ, Cecília T. A. P. de.
MOITA, Filomena M. G. da S.C. Fundamentos sócio filosóficos da educação.
Campina Grande. Natal: UEPB/UFRN, 2007. (MEC/SEB/SEED).(videoaula/ebook)/
PIAGET, Jean. Desenvolvimento e
aprendizagem. Trad. Paulo Francisco Slomp. UFRGS- PEAD
2009/1.(videoaula/ebook)/WEIZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2ª
ed. São Paulo: Ática, 2000, (capítulos 4 e 8).(videoaula/ebook)/ ZABALA,
Antoni. A Prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998,
(capítulo 2).(videoaula/ebook)
Módulo 3
CONTRERAS, José. A autonomia de
professores. São Paulo: Cortez Editora, 2002. (Capítulos 3 e
7).(videoaula/ebook)/RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma
docência de melhor qualidade. São Paulo, Cortez, 2001(capítulos 2 e
3).(videoaula/ebook)/MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia de Projetos:
contribuições para uma educação transformadora. Publicado em:
29/10/2010.(videoaula/ebook)/COLL, César. O construtivismo na sala de aula. São
Paulo. Editora Ática, 1999. (Capítulos 4 e 5).
(Capítulos 3 e 7).(videoaula/ebook)/MORAN, Jose. Os novos espaços de
atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba,
v.4, n.12.p.13-21, maio/ago.2004.(videoaula/ebook)
Módulo 4
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas
às diferenças, capítulo 5, in: MANTOAN, Maria Teresa Eglér (org.) Pensando e
Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: Moderna,
2001.(videoaula/ebook)/ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva
da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da
Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010. (videoaula/ebook)/GARCIA,
Lenise Aparecida Martins. Transversalidade e
Interdisciplinaridade.(videoaula/ebook)/HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora:
uma relação dialógica na construção do conhecimento In:SE/SP/FDE. Revista
IDEIAS nº 22, pág. 51 a 59. (videoaula/ebook)