(11) 5575.0769 (11) 96066-8846

cursao@cursaosantarita.com.br

Prefeitura Municipal de Araçariguama: Professor de Ensino Fundamental I

Prefeitura Municipal de Araçariguama: Professor de Ensino Fundamental I

Prefeitura Municipal de Araçariguama: Professor de Ensino Fundamental I

Cargo: Professor de Ensino Fundamental I

Organizadora do concurso público: VUNESP

Período de inscrições pelo site da organizadora do concurso público:  As inscrições deverão ser realizadas somente pela INTERNET, no site da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br), no período compreendido entre as 10 horas do dia 24 de agosto de 2020 até às 23h59min do dia 23 de setembro de 2020.

Modalidade do curso: EaD

Disponibilização do curso e duração: Após a data da compra, o acesso ao curso ficará disponível até 02 dias após a realização das provas objetivas.

Metodologia: aulas na plataforma digital (videoaulas e ePub)

Investimento: R$ 300,00

Pagamento com cartão de crédito ou débito: R$300,00 (Pagamento processado pelo Pagseguro - Em caso de parcelamento pode haver acréscimo de taxas)

Módulo 1

BRASIL. Constituição Federal/88 – artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96 (videoaulas/ebook)/BRASIL. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (atualizada): artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140. (videoaulas/ebook)

Módulo 2

BRASIL. Lei Federal nº 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada). (videoaulas/ebook)/BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010. (videoaulas/ebook)/BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução. Brasília: MEC/SEF, 2ª ed. (1ª a 4ª série), Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Volume 1 (Itens: Princípios e Fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientação Didática) e volumes 6 e 7. (videoaulas/ebook)/BRASIL. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. (videoaulas/ebook)/BRASIL. Resolução CNE/CEB 4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009. (videoaulas/ebook)

Módulo 3

ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola. Conferência Nacional da Educação Básica. (videoaulas/ebook)/ DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local. Estudos avançados [online]. 2007, vol.21, n.º 60, pp. 75-90.  (videoaulas/ebook)/CASTRO, Jane Margareth. REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família. p. 28-32. In: CASTRO, Jane Margareth. REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009.  (videoaulas/ebook)/LIBÂNEO, J.C. OLIVEIRA, J. F.. TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003, 4ª Parte, capítulo III. (videoaulas/ebook)CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez Editora, 2002. (Capítulos 3 e 7). (videoaulas/ebook)

Módulo 4

DE LA TAILLE, Y. OLIVEIRA, M.K. DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. (videoaulas/ebook)/QUEIROZ, Cecília T. A. P. de. MOITA, Filomena M. G. da S. C. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina Grande. Natal: UEPB/UFRN, 2007. (MEC/SEB/SEED).  (videoaulas/ebook)/JÓFILI, Zélia. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. In: Educação: Teorias e Práticas, ano 2, nº 2, Recife: Universidade Católica de Pernambuco. (videoaulas/ebook)/PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Paulo Francisco Slomp. UFRGS- PEAD 2009/1.  (videoaulas/ebook)/VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad – Centro de Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica. 14ª Edição – 2002 (videoaulas/ebook)/MORAN, José. A aprendizagem de ser educador. (videoaulas/ebook)

Módulo 5

WEIZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática. (videoaulas/ebook)/FONTANA, Roseli Ap. Cação. Mediação Pedagógica em sala de aula. Campinas: Editora Autores Associados, 1996 (Primeiro tópico da Parte I - A gênese social da conceitualização). (videoaulas/ebook)/RESENDE, L. M. G. de. A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.

AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos - relações de gênero na escola. São Paulo: Editora Contexto, 2016. (videoaulas/ebook)/GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Transversalidade e Interdisciplinaridade.  (videoaulas/ebook)/MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas às diferenças, capítulo 5, in: MANTOAN, Maria Teresa Eglér (org.) Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: Moderna, 2001. (videoaulas/ebook)/HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento In:SE/SP/FDE. Revista IDEIAS nº 22, pág. 51 a 59.  (videoaulas/ebook)/ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010.  (videoaulas/ebook)

Módulo 6

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. 1ª Edição – Porto Alegre, Artmed, 2002. (videoaulas/ebook)/LERNER, Delia. A matemática na escola – aqui e agora. Porto Alegre: Artmed, 1995. (videoaulas/ebook)/DELIZOICOV. Demétrio. ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1994. (Capítulo II: unidades 2 e 3. Capítulo III: unidades 4 e 5). (videoaulas/ebook)/PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 2011. (Capítulos 1, 2 e 3). (videoaulas/ebook)

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