Módulo 1
BRASIL. Constituição Federal/88 –
artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias.
Emenda 14/96 (videoaulas/ebook)/BRASIL. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da
Criança e do Adolescente (atualizada): artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140.
(videoaulas/ebook)
Módulo 2
BRASIL. Lei Federal nº 9.394/96 –
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).
(videoaulas/ebook)/BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.
(videoaulas/ebook)/BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: introdução. Brasília: MEC/SEF, 2ª ed. (1ª a 4ª série),
Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Volume 1 (Itens: Princípios e Fundamentos dos
Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientação Didática) e volumes 6 e 7.
(videoaulas/ebook)/BRASIL. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a
inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007.
(videoaulas/ebook)/BRASIL. Resolução CNE/CEB 4/2009 – Institui Diretrizes
Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica,
modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009. (videoaulas/ebook)
Módulo 3
ARÊAS, Celina Alves. A função
social da escola. Conferência Nacional da Educação Básica. (videoaulas/ebook)/
DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local. Estudos avançados
[online]. 2007, vol.21, n.º 60, pp. 75-90.
(videoaulas/ebook)/CASTRO, Jane Margareth. REGATTIERI, Marilza. Relações
Contemporâneas Escola-Família. p. 28-32. In: CASTRO, Jane Margareth.
REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas
escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009.
(videoaulas/ebook)/LIBÂNEO, J.C. OLIVEIRA, J. F.. TOSCHI, M. S. Educação
Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003, 4ª Parte,
capítulo III. (videoaulas/ebook)CONTRERAS, José. A autonomia de professores.
São Paulo: Cortez Editora, 2002. (Capítulos 3 e 7). (videoaulas/ebook)
Módulo 4
DE LA TAILLE, Y. OLIVEIRA, M.K.
DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São
Paulo: Summus, 1992. (videoaulas/ebook)/QUEIROZ, Cecília T. A. P. de. MOITA,
Filomena M. G. da S. C. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina
Grande. Natal: UEPB/UFRN, 2007. (MEC/SEB/SEED).
(videoaulas/ebook)/JÓFILI, Zélia. Piaget, Vygotsky, Freire e a
construção do conhecimento na escola. In: Educação: Teorias e Práticas, ano 2,
nº 2, Recife: Universidade Católica de Pernambuco. (videoaulas/ebook)/PIAGET,
Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Paulo Francisco Slomp. UFRGS- PEAD
2009/1. (videoaulas/ebook)/VASCONCELLOS,
Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad – Centro de Pesquisa,
formação e Assessoria Pedagógica. 14ª Edição – 2002 (videoaulas/ebook)/MORAN,
José. A aprendizagem de ser educador. (videoaulas/ebook)
Módulo 5
WEIZ, T. O diálogo entre o ensino
e a aprendizagem. São Paulo: Ática. (videoaulas/ebook)/FONTANA, Roseli Ap.
Cação. Mediação Pedagógica em sala de aula. Campinas: Editora Autores
Associados, 1996 (Primeiro tópico da Parte I - A gênese social da
conceitualização). (videoaulas/ebook)/RESENDE, L. M. G. de. A perspectiva
multicultural no projeto político-pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos
Alencastro. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus,
1998.
AUAD, Daniela. Educar meninas e
meninos - relações de gênero na escola. São Paulo: Editora Contexto, 2016.
(videoaulas/ebook)/GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Transversalidade e Interdisciplinaridade. (videoaulas/ebook)/MANTOAN, Maria Teresa
Eglér. Abrindo as escolas às diferenças, capítulo 5, in: MANTOAN, Maria Teresa
Eglér (org.) Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: Moderna, 2001.
(videoaulas/ebook)/HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica
na construção do conhecimento In:SE/SP/FDE. Revista IDEIAS nº 22, pág. 51 a
59. (videoaulas/ebook)/ROPOLI, Edilene
Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola
comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal
do Ceará. 2010. (videoaulas/ebook)
Módulo 6
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real,
o possível e o necessário. 1ª Edição – Porto Alegre, Artmed, 2002.
(videoaulas/ebook)/LERNER, Delia. A matemática na escola – aqui e agora. Porto
Alegre: Artmed, 1995. (videoaulas/ebook)/DELIZOICOV. Demétrio. ANGOTTI, José
André. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1994. (Capítulo
II: unidades 2 e 3. Capítulo III: unidades 4 e 5). (videoaulas/ebook)/PENTEADO,
Heloísa Dupas. Metodologia de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 2011.
(Capítulos 1, 2 e 3). (videoaulas/ebook)