Módulo 1
BRASIL. Constituição Federal/88 –
artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias.
Emenda 14/96.(videoaula/ebook)/BRASIL. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da
Criança e do Adolescente: artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140.(videoaula/ebook)
Módulo 2
BRASIL. Lei Federal nº 9394, de
20/12/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional.(videoaula/ebook)/BRASIL.
Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a
Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.(videoaula/ebook)/Resolução CNE/CEB nº
5/09 e Parecer CNE/CEB Nº 20/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil.(videoaula/ebook)/BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 –
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
Brasília: CNE, 2010.(videoaula/ebook)/BRASIL. Ensino Fundamental de nove anos:
orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília,
2007.(videoaula/ebook)/BRASIL. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o
Ensino Fundamental de nove anos. Ministério da Educação/Secretaria de Educação
Básica. Brasília, 2009.(videoaula/ebook)/BRASIL. Resolução CNE/CEB 4/2009 –
Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado
na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009.(videoaula/ebook)
Módulo 3
LIBÂNEO, J.C.. OLIVEIRA, J. F..
TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo:
Cortez, 2003, capítulo III, da 4ª Parte.(videoaula/ebook)/ARÊAS, Celina Alves.
A função social da escola. Conferência Nacional da Educação
Básica.(videoaula/ebook)/CASTRO, Jane Margareth. REGATTIERI, Marilza. Relações
Contemporâneas Escola-Família. p. 28-32. In: CASTRO, Jane Margareth.
REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas
escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009.(videoaula/ebook)/WEIZ, T. O diálogo
entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática.(videoaula/ebook)
Módulo 4
PIAGET, Jean. Desenvolvimento e
aprendizagem. Trad. Paulo Francisco Slomp. UFRGS- PEAD
2009/1.(videoaula/ebook)/FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e
Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.(videoaula/ebook)/EDWARDS, Carolyn.
GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Volume 1 e 2.
Porto Alegre: Artmed, 2015.(videoaula/ebook)/AUAD, Daniela. Educar meninas e
meninos – relações de gênero na escola. São Paulo: Editora Contexto,
2016.(videoaula/ebook)
Módulo 5
OLIVEIRA, Zilma Ramos de e
outros. O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2015.
(videoaula/ebook)/MOYLES, Janet R. Só Brincar? O papel do brincar na educação
infantil. Porto Alegre Artmed Editora, 2002. (ebook) / VINHA, Telma Pileggi. O
educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista. Revista do
Cogeime, nº 14, julho/99, pág. 15-38.(videoaula/ebook)/BARBOSA, Maria Carmen
Silveira. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Grupo A,
2008. (videoaula/ebook)/BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação
infantil. Porto Alegre: Artmed,1999.(videoaula/ebook)
Módulo 6
PIMENTA, Selma, G.A. A Construção
do Projeto Pedagógico na Escola de 1º Grau. Ideias nº 8. 1.990, p 17-
24.(videoaula/ebook)/FONSECA, Lúcia Lima da. O universo na sala de aula: uma
experiência em pedagogia de projetos. Porto Alegre: Mediação,
2009.(videoaula/ebook)/FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São
Paulo: Cortez, 2010.(videoaula/ebook)/LERNER, Delia. Ler e escrever na escola:
o real, o possível e o necessário. 1ª Edição – Porto Alegre, Artmed,
2002.(videoaula/ebook)/HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação
dialógica na construção do conhecimento In: SE/SP/FDE. Revista IDEIAS nº 22,
pág. 51 a 59.(videoaula/ebook)/
Módulo 7
MACHADO, Rosângela. Educação Especial na Escola
Inclusiva: Políticas, Paradigmas e Práticas.1 ed.São Paulo: Cortez,
2009.(videoaula/ebook)/ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na
Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério
da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010.(videoaula/ebook)