Módulo 1
BRASIL. Constituição da República
Federativa do Brasil – Artigos 5º, 6º e Artigos 205 ao 214.
(videoaula/ebook)/Lei nº 8.069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA -
(Artigos 1º a 6º; 15 a 18; 60 a 69) (videoaula/ebook)/Lei Orgânica do Município
de Ibirarema (ebook)
Módulo 2
LDB - Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96. (videoaula/ebook)/BNCC - Base Nacional
Comum Curricular (videoaula/ebook)/BRASIL. Resolução CNE/CP 2, de 22-12-2017.
Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser
respeitada, obrigatoriamente, ao longo das etapas e respectivas modalidades no
âmbito da Educação Básica. (videoaula/ebook)/LEI Nº 11.494, DE 20 DE JUNHO DE
2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e
de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB (ebook)
Módulo 3
FREIRE, Paulo. - Pedagogia da
autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e
Terra, 2011. (videoaula/ebook)/PERRENOUD, Phillipe. Dez novas competências para
ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. Cap. 1 a 5.
(videoaula/ebook)/ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar
competências. Porto Alegre: Artmed, 2010
(videoaula/ebook)/VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto
de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 22. ed. São Paulo:
Libertad, 2012 (videoaula/ebook)/LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. 9.
ed. São Paulo: Vozes, 2014. (videoaula/ebook
Modulo 4 - conhecimentos
específicos
LIBÂNEO, José Carlos. Organização
e gestão da escola: teoria e prática. 6. Ed. São Paulo: Heccus, 2013.
(videoaula/ebook)/ HOFFMANN, Jussara.
(videoaula/ebook)/ VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto
políticopedagógico da escola: uma construção possível. 29. ed. Campinas:
Papirus, 2011. (Magistério). (videoaula/ebook)/HOFFMANN, Jussara. Avaliação
mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto
Alegre, Mediação, 2012. (videoaula/ebook)/BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adoldo;
TREVISANI, Fernando M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação.
Porto Alegre: Penso, 2015.(ebook)
Módulo 5 - conhecimentos
específicos
BRASIL. Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Básica. Conselhos escolares: democratização da escola e
construção da cidadania; caderno 1, parte II. Brasília: MEC/SEB, 2004. (ebook)
/LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e
proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (videoaula/ebook)/RESOLUÇÃO Nº 3,
DE 29 DE ABRIL DE 2020 Estabelece os critérios para o apoio técnico e
financeiro às redes públicas de educação básica dos estados, municípios e
Distrito Federal, no âmbito do terceiro ciclo do Plano de Ações Articuladas -
PAR. (ebook) / Decreto nº 6.094 de 24 de abril de 2007, que dispõe sobre a
implementação do Plano de Metas do PDE. Como Elaborar o PAR. (ebook) / BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de
educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SECADI,
2008. (videoaula/ebook)/ CORTELLA, Mario Sérgio. Qual é a tua obra? Inquietações
propositivas sobre gestão, liderança e ética. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
(videoaula/ebook)/ CORTELLA, Mario Sérgio; MUSSAK, Eugênio. Liderança em foco.
7. ed. Campinas: Papirus, 2009.
(videoaula/ebook)/ BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adoldo; TREVISANI,
Fernando M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto
Alegre: Penso, 2015. (ebook)
Língua Portuguesa: conteúdo
disponibilizado em formato PDF e exercícios
Matemática: conteúdo disponibilizado em formato
PDF e exercícios