CONHECIMENTOS GERAIS E
ATUALIDADES – COMUM A TODOS OS CARGOS NÃO CONTEMPLADO NO CURSO.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL ENSINO:
Lei nº 9.394/96 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº
13.005/14 - Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.
Lei nº 8.069/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá
outras providências: CAPÍTULO IV - Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte
e ao Lazer – artigos 53 ao 59. Constituição Federal 1988: CAPÍTULO III - Seção
I - DA EDUCAÇÃO – artigos 205 ao 214. Lei Municipal nº 1500 de 07 de dezembro
de 1999. BRASIL. Ministério da Educação.
Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base. Secretaria de Educação
Básica - Brasília, MEC, SEB, 2017. (p. 33-54). LÍNGUA PORTUGUESA ANOS INICIAIS
- (p. 65-133), MATEMÁTICA ANOS INICIAIS - (p. 266-295), CIÊNCIAS ANOS INICIAIS
- (p. 323-339), GEOGRAFIA ANOS INICIAIS - (p. 357- 377), HISTÓRIA ANOS INICIAIS
- (p. 395- 413).
PARTE ESPECÍFICA: A criança e a
educação infantil: história, concepções. Teorias de aprendizagem e
desenvolvimento infantil. Planejamento
na educação infantil: dinâmica e processos. Eixos do trabalho pedagógico na
educação infantil: o cuidar e o educar. Componentes curriculares da educação
infantil: o brincar, o movimento e o conhecimento de si e do outro. O cotidiano
na creche: espaço, rotina, afetividade, alimentação, higiene, cuidados
essenciais. O professor de educação infantil. Família e instituição. Projeto
Político Pedagógico: princípios e finalidades. Projetos de trabalho: concepção
e perspectiva. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. A
educação básica no Brasil: acesso; permanência; inclusão e fracasso escolar.
Conhecimentos da Prática de Ensino: processos e conteúdos do ensino e da
aprendizagem; conhecimento na escola; a organização do tempo e do espaço e a
avaliação escolar; projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano
escolar: relações de poder na escola; currículo e cultura; tendências
pedagógicas na prática escolar. Tendências pedagógicas na infância segundo:
Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, Dermeval Saviani, Emília Ferreiro e seus
seguidores.
Referencial Bibliográfico –
Módulo 2 à 7
MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.
Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF,
1998. v.3./Resolução CNE/CEB n.º 5/09 e Parecer CNE/CEB n.º 20/2009 –
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil./ MEC – MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO. Referencial curricular nacional para a Educação Básica
Resolução nº 4/2010 - CNE/CEB –
Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. / EDWARDS,
Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Volume
1 e 2. Porto Alegre: Artmed, 2015. / FONSECA, Vitor da . Desenvolvimento
Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. /
FONSECA, Vítor da. Manual de
observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores.
Rio de Janeiro: Wak, 2012. /TAILLE, Yves de La e outros. Piaget, Vygotsky,
Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. / WALLON,
Henri: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. São Paulo: Vozes,
1986. / PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Estratégias, estilos e
metacognição. Rio de Janeiro: Wak, 2009./ HOFFMANN, Jussara Maria. Avaliação
mediadora, uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto
Alegre: Mediação, 2010. / PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a
contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000. / FONSECA, Lúcia Lima da. O
universo na sala de aula: uma experiência em pedagogia de projetos. Porto
Alegre: Mediação, 2009. / ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil.
Porto Alegre: Artmed, 1998. / PADILHA, Paulo R. Planejamento dialógico: como
construir o PPP da escola. São Paulo. Cortez. 9ª Edição. Instituto Paulo
Freire, 2017. / RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma
docência da melhor qualidade. Editora Cortez, 2001. /VEIGA, Ilma Passos A.
(org.). PPP da escola: uma construção possível. Campinas, SP. Papirus, 29ª
Edição, 2011. / WEISZ, Telma. Diálogo entre ensino e aprendizagem. São Paulo:
Ática, 2002./ ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre:
Editora Artmed, 1998./ PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança.
Trad. Manuel Campos. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959 / PIAGET, Jean. A
equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento.
Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. / VASCONCELLOS, Celso.
Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad – Centro de Pesquisa,
formação e Assessoria Pedagógica. 14ª Edição – 2002. / BECKER, Fernando.
Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 2012. / COLL,
Cesar. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com tecnologias da
informação e da comunicação. Porto Alegre. Artmed, 2010. / FREIRE, Madalena. A
paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999. / OLIVEIRA,
Zilma Ramos de e outros. O trabalho do professor na educação infantil. São
Paulo: Biruta, 2015. / ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil:
desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004. /
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos Pedagógicos na educação infantil.
Porto Alegre: Grupo A, 2008./ BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação
infantil. Porto Alegre: Artmed,1999./FORMOSINHO, Julia Oliveira. Pedagogia da
infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: /
OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo:
Cortez, 2002./ FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo:
Cortez, 2010./MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Didática do ensino de
arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo:
FTD,1998./TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz (Org.). Reflexões sobre o ensino da
leitura e da escrita. Rio de Janeiro: Vozes, 2000./KISHIMOTO, Tizuko Morchida.
(Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez,
2009/PANIZZA, Mabel e Colaboradores. Ensinar matemática na educação infantil e
nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006./SMOLE,
Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil: a teoria das
inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas,
1996./SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Resolução de
problemas: matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2003./REGO, Teresa
Cristina. Brincar é coisa séria. São Paulo: Fundação Samuel, 1992./SILVA,
Lucilene. Brincadeiras: para crianças de todo o mundo. São Paulo: UNESCO, 2007./DELIZOICOV.
Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo:
Cortez, 1994. (Capítulo II: unidades 2 e 3; Capítulo III: unidades 4 e
5)./OLIVEIRA, Zilma Ramos de e outros. O trabalho do professor na educação
infantil. São Paulo: Biruta, 2015./PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia de
História e Geografia. São Paulo: Cortez, 2011. (Capítulos 1, 2 e 3).
LÍNGUA PORTUGUESA: A Comunicação:
linguagem, texto e discurso; o texto, contexto e a construção dos sentidos;
Coesão e coerência textuais; Intertextualidade e polifonia; A Língua: norma
culta e variedades linguísticas; dialetos e registros, gíria; Língua padrão:
ortografia, acentuação e pontuação; Semântica: denotação e conotação; figuras
de linguagem; sinonímia, antonímia, homonímia, parônima; polissemia e
ambiguidade; Morfologia: estrutura e processos de formação de palavras; classes
de palavras: flexões, cargo e valores semânticos, com ênfase em verbos,
pronomes, conjunções e preposições; Sintaxe: Termos e Orações coordenadas e subordinadas;
concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; crase; sintaxe de
colocação. Sentido denotativo e conotativo (figurado). Vícios de linguagem (PDF
e Simulados)
MATEMÁTICA: Estruturas lógicas, lógica da
argumentação, Diagramas lógicos. Números relativos inteiros e fracionários,
operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação e radiciação); Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo
múltiplo comum; Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e
operações; Expressões numéricas; Equações do 1° e 2° graus; Sistemas de
equações do 1° e 2° graus; Funções do 1º e 2º grau; Estudo do triângulo
retângulo; relações métricas no triângulo retângulo; semelhança de triângulos;
relações trigonométricas (seno, cosseno e tangente); Teorema de Pitágoras;
Ângulos; Geometria – Área, Volume e Perímetro; Sistema de medidas de tempo,
sistema métrico decimal; Números e grandezas proporcionais, razões e
proporções; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples -
juros, capital, tempo, taxas e montante; Média Aritmética simples e ponderada;
Conjunto de Números Reais e Conjunto de Números Racionais; Números Primos.
Problemas envolvendo os itens do programa proposto. (PDF e Simulados)