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Prefº. de Vinhedo: Profº. de Educação Especial - Parte geral comum aos cargos

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Requisitos necessários: 1. Curso superior de licenciatura plena em pedagogia com habilitação específica na área da necessidade; ou 2. Diploma em mestrado ou doutorado na área de especialidade com prévia formação docente; ou 3. Certificado de curso de especialização na área da necessidade com prévia formação docente; ou 4. Certificado de curso de especialização na área da especialidade pretendida com no mínimo, 360 (trezentas e sessenta) horas e que tenha prévia formação docente.

Modalidade do curso: EaD

Disponibilização do curso e duração: Após a data da compra, o acesso ao curso ficará disponível até 02 dias após a realização das provas objetivas.

Metodologia: aulas na plataforma digital (videoaulas e ePub)

R$ 300,00

Pagamento com cartão de crédito ou débito: R$300,00 (Pagamento processado pelo Pagseguro - Em caso de parcelamento pode haver acréscimo de taxas)

Módulos:


Conhecimentos Pedagógicos e Legislação Educacional

Módulo I


Constituição Federal/88 – artigos 205 a 214. (videoaula/ebook) / Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (atualizada): artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140. (videoaula/ebook) / Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada). (videoaula/ebook) / Lei Federal nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação. (videoaula/ebook) / Base Nacional Comum Curricular (videoaula/ebook).


Módulo II

BRASIL. Resolução CNE/CEB 05/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009. (videoaula/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook) / BRASIL. Parecer CNE/CEB 11/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 09 anos. Brasília: CNE, 2010. (ebook) / BRASIL. Reexame do Parecer CNE/SEB nº 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook) / BRASIL. Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC/2008. (videoaula/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009. (videoaula/ebook)


Módulo III

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996 (videoaula/ebook) / CAROLYN, Edward; et. al. As cem linguagens da criança. Porto Alegre. Artmed, 1999. (videoaula/ebook) / PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. Trad. Manuel Campos. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959. (videoaula/ebook) / PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. (videoaula/ebook) / VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad – Centro de Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica. 14ª Edição – 2002. (videoaula/ebook) / BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 2012. videoaula/ebook) / COLL, Cesar. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre. Artmed, 2010. (videoaula/ebook) / FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999. (videoaula/ebook)


Módulo IV

NÓVOA, Antonio. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 2004. (videoaula/ebook) / JOLIBERT, Josette. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006. (ebook) / VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista. Campinas: Mercado das Letras, 2000. (videoaula/ebook) / MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo, Summus, 2015. (videoaula/ebook) / HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre, Mediação, 2001. (videoaula/ebook).


Módulo V

OLIVEIRA, Zilma Ramos de Oliveira (Org.), et.al. O trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo: Biruta, 2012. (videoaula/ebook) / CUNHA, Susana Rangel Vieira da (org.). Cor, som e movimento. Mediação, 1999. (ebook) / TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa - Aprender a ler e a escrever– uma proposta construtivista. Porto Alegre; Artmed, 2003. (videoaula/ebook) / SOLÉ, Isabel - Estratégias de leitura. Artmed. 6ª Edição - 1998 (videoaula/ebook) / SOARES, Magda - Ler verbo intransitivo. In: Paiva (org) - Literatura e letramento: suporte e interfaces – o jogo do livro - Autentica/CEALI – 2003. (ebook) / PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (Org.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas – Ed Artmed, 1996. (ebook) / SMOLE, Katia; et. al. Resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2003. (videoaula/ebook).


Conhecimentos Específicos


Módulo VI

BRASIL. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC. Brasília, 2008. (videoaula/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook) / BRASIL. Decreto nº 6.571/08 - Dispõe sobre o atendimento educacional especializado. Brasília, 2008. (ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 02/02 – institui as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Especial. Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2002. (ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB 4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009. (videoaula/ebook) / BRASIL. Lei nº 10.098/94 - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, 1994. (ebook)


Módulo VII

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Políticos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Especial. -Brasília; Secretaria de Educação Especial, 2010. 72p. (videoaula/ebook) / BRASIL. Decreto nº 3956/2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Brasília, 2001. (videoaula/ebook) / UNESCO. Declaração de Jomtien. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem Jomtien, 1990. (ebook) / UNESCO. Declaração de Salamanca. Declaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais, Salamanca, 1994. (ebook)


Módulo VIII

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. 1ª Edição. Porto Alegre. Artmed. 1998. (videoaula/ebook) / SANCHEZ, Ana com WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2ª Edição – 2006. Ática. (videoaula/ebook) / IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: Formar-se para a mudança e a incerteza. 3 ª Edição. São Paulo. Cortez, 2002. (videoaula/ebook) / MACHADO, Rosangela. Educação Especial na Escola Inclusiva: Políticas, Paradigmas e Práticas. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2009. (videoaula/ebook) / AQUINO, Júlio G. (org.) Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1998. (ebook)


Língua Portuguesa conteúdo disponibilizado em formato PDF e exercícios


Matemática e Raciocínio Lógico conteúdo disponibilizado em formato PDF e exercícios

Noções de Informática conteúdo disponibilizado em formato PDF e exercícios

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