Módulos:
Conhecimentos Pedagógicos e Legislação Educacional
Módulo I
Constituição Federal/88 – artigos 205 a 214.
(videoaula/ebook) / Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do
Adolescente (atualizada): artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140.
(videoaula/ebook) / Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (atualizada). (videoaula/ebook) / Lei Federal nº 13.005/2014
– Plano Nacional de Educação. (videoaula/ebook) / Base Nacional Comum
Curricular (videoaula/ebook).
Módulo II
BRASIL. Resolução CNE/CEB 05/2009 – Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009.
(videoaula/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares
Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook)
/ BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook) /
BRASIL. Parecer CNE/CEB 11/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Ensino Fundamental de 09 anos. Brasília: CNE, 2010. (ebook) / BRASIL. Reexame
do Parecer CNE/SEB nº 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a
Educação de Jovens e Adultos – EJA; idade mínima e certificação nos exames de
EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a
Distância. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook) / BRASIL. Política Nacional
da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC/2008.
(videoaula/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2009 – Institui Diretrizes Operacionais
para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade
Educação Especial. Brasília: CNE, 2009. (videoaula/ebook)
Módulo III
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da
mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996 (videoaula/ebook) / CAROLYN, Edward; et.
al. As cem linguagens da criança. Porto Alegre. Artmed, 1999. (videoaula/ebook)
/ PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. Trad. Manuel Campos. Rio
de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959. (videoaula/ebook) / PIAGET, Jean. A
equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento.
Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. (videoaula/ebook) /
VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad –
Centro de Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica. 14ª Edição – 2002.
(videoaula/ebook) / BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento.
Porto Alegre: Penso, 2012. videoaula/ebook) / COLL, Cesar. Psicologia da
Educação Virtual: aprender e ensinar com tecnologias da informação e da
comunicação. Porto Alegre. Artmed, 2010. (videoaula/ebook) / FREIRE, Madalena.
A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.
(videoaula/ebook)
Módulo IV
NÓVOA, Antonio. Profissão Professor. Porto: Porto
Editora, 2004. (videoaula/ebook) / JOLIBERT, Josette. Além dos muros da escola:
a escrita como ponte entre alunos e comunidade. Porto Alegre: Artes Médicas,
2006. (ebook) / VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil: uma
visão construtivista. Campinas: Mercado das Letras, 2000. (videoaula/ebook) /
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?
São Paulo, Summus, 2015. (videoaula/ebook) / HOFFMANN, Jussara. Avaliar para
promover: as setas do caminho. Porto Alegre, Mediação, 2001. (videoaula/ebook).
Módulo V
OLIVEIRA, Zilma Ramos de Oliveira (Org.), et.al. O
trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo: Biruta, 2012.
(videoaula/ebook) / CUNHA, Susana Rangel Vieira da (org.). Cor, som e
movimento. Mediação, 1999. (ebook) / TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa - Aprender
a ler e a escrever– uma proposta construtivista. Porto Alegre; Artmed, 2003.
(videoaula/ebook) / SOLÉ, Isabel - Estratégias de leitura. Artmed. 6ª Edição -
1998 (videoaula/ebook) / SOARES, Magda - Ler verbo intransitivo. In: Paiva
(org) - Literatura e letramento: suporte e interfaces – o jogo do livro -
Autentica/CEALI – 2003. (ebook) / PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (Org.). Didática
da Matemática: reflexões psicopedagógicas – Ed Artmed, 1996. (ebook) / SMOLE,
Katia; et. al. Resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
(videoaula/ebook).
Conhecimentos Específicos
Módulo VI
BRASIL. Política Nacional da Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC. Brasília, 2008. (videoaula/ebook) /
BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais
para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook) / BRASIL.
Decreto nº 6.571/08 - Dispõe sobre o atendimento educacional especializado.
Brasília, 2008. (ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 02/02 – institui as
diretrizes curriculares nacionais para a Educação Especial. Educação na
Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2002. (ebook) / BRASIL. Resolução
CNE/CEB 4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional
Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE,
2009. (videoaula/ebook) / BRASIL. Lei nº 10.098/94 - Estabelece normas gerais e
critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de
deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília,
1994. (ebook)
Módulo VII
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de
Educação Especial. Marcos Políticos Legais da Educação Especial na Perspectiva
da Educação Especial. -Brasília; Secretaria de Educação Especial, 2010. 72p.
(videoaula/ebook) / BRASIL. Decreto nº 3956/2001. Promulga a Convenção
Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as
Pessoas Portadoras de Deficiência. Brasília, 2001. (videoaula/ebook) / UNESCO.
Declaração de Jomtien. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação
das necessidades básicas de aprendizagem Jomtien, 1990. (ebook) / UNESCO.
Declaração de Salamanca. Declaração de Salamanca sobre princípios, política e
práticas na área das necessidades educativas especiais, Salamanca, 1994.
(ebook)
Módulo VIII
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar.
1ª Edição. Porto Alegre. Artmed. 1998. (videoaula/ebook) / SANCHEZ, Ana com
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2ª Edição – 2006.
Ática. (videoaula/ebook) / IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e
Profissional: Formar-se para a mudança e a incerteza. 3 ª Edição. São Paulo.
Cortez, 2002. (videoaula/ebook) / MACHADO, Rosangela. Educação Especial na
Escola Inclusiva: Políticas, Paradigmas e Práticas. 1ª ed. São Paulo: Cortez,
2009. (videoaula/ebook) / AQUINO, Júlio G. (org.) Diferenças e preconceitos na
escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1998.
(ebook)
Língua Portuguesa conteúdo disponibilizado em
formato PDF e exercícios
Matemática e Raciocínio Lógico conteúdo
disponibilizado em formato PDF e exercícios
Noções de Informática conteúdo disponibilizado
em formato PDF e exercícios