Módulos:
Conhecimentos Pedagógicos e Legislação Educacional
Módulo I
Constituição Federal/88 – artigos 205 a 214.
(videoaula/ebook) / Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do
Adolescente (atualizada): artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140.
(videoaula/ebook) / Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (atualizada). (videoaula/ebook) / Lei Federal nº 13.005/2014
– Plano Nacional de Educação. (videoaula/ebook) / Base Nacional Comum
Curricular (videoaula/ebook).
Módulo II
BRASIL. Resolução CNE/CEB 05/2009 – Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009.
(videoaula/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares
Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook)
/ BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook) /
BRASIL. Parecer CNE/CEB 11/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Ensino Fundamental de 09 anos. Brasília: CNE, 2010. (ebook) / BRASIL. Reexame
do Parecer CNE/SEB nº 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a
Educação de Jovens e Adultos – EJA; idade mínima e certificação nos exames de
EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a
Distância. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook) / BRASIL. Política Nacional
da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC/2008.
(videoaula/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2009 – Institui Diretrizes
Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica,
modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009. (videoaula/ebook)
Módulo III
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da
mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996 (videoaula/ebook) / CAROLYN, Edward; et.
al. As cem linguagens da criança. Porto Alegre. Artmed, 1999. (videoaula/ebook)
/ PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. Trad. Manuel Campos. Rio
de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959. (videoaula/ebook) / PIAGET, Jean. A
equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento.
Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. (videoaula/ebook) /
VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad –
Centro de Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica. 14ª Edição – 2002.
(videoaula/ebook) / BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento.
Porto Alegre: Penso, 2012. videoaula/ebook) / COLL, Cesar. Psicologia da
Educação Virtual: aprender e ensinar com tecnologias da informação e da
comunicação. Porto Alegre. Artmed, 2010. (videoaula/ebook) / FREIRE, Madalena.
A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.
(videoaula/ebook)
Módulo IV
NÓVOA, Antonio. Profissão Professor. Porto: Porto
Editora, 2004. (videoaula/ebook) / JOLIBERT, Josette. Além dos muros da escola:
a escrita como ponte entre alunos e comunidade. Porto Alegre: Artes Médicas,
2006. (ebook) / VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil: uma
visão construtivista. Campinas: Mercado das Letras, 2000. (videoaula/ebook) / MANTOAN,
Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo,
Summus, 2015. (videoaula/ebook) / HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as
setas do caminho. Porto Alegre, Mediação, 2001. (videoaula/ebook).
Módulo V
OLIVEIRA, Zilma Ramos de Oliveira (Org.), et.al. O
trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo: Biruta, 2012.
(videoaula/ebook) / CUNHA, Susana Rangel Vieira da (org.). Cor, som e
movimento. Mediação, 1999. (ebook) / TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa - Aprender
a ler e a escrever– uma proposta construtivista. Porto Alegre; Artmed, 2003.
(videoaula/ebook) / SOLÉ, Isabel - Estratégias de leitura. Artmed. 6ª Edição -
1998 (videoaula/ebook) / SOARES, Magda - Ler verbo intransitivo. In: Paiva
(org) - Literatura e letramento: suporte e interfaces – o jogo do livro -
Autentica/CEALI – 2003. (ebook) / PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (Org.). Didática
da Matemática: reflexões psicopedagógicas – Ed Artmed, 1996. (ebook) / SMOLE,
Katia; et. al. Resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
(videoaula/ebook).
Conhecimentos Específicos
Módulo VI
BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 - Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.
(videoaula/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 - Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.
(videoaula/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB 05/2009 - Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009. (videoaula/ebook) /
BRASIL. Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos
Fundamentais das Crianças – Ministério da Educação. Brasília/MEC, 2009. (ebook)
/ BRASIL. Parecer CNE/CEB 11/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Ensino Fundamental de 09 anos. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook) / BRASIL.
Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para a inclusão da criança de seis
anos de idade. Brasília, 2007. (videoaula/ebook) / BRASIL. A criança de 6 anos,
a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos. Ministério da
Educação/Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2009. (videoaula/ebook) /
BRASIL. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva. Brasília, MEC/2008. (videoaula/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB
4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional
Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE,
2009. (videoaula/ebook) / BRASIL. Reexame do Parecer CNE/SEB nº 23/2008, que
institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA;
idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos
desenvolvida por meio da Educação a Distância. Brasília: CNE, 2010. (ebook)
Módulo VII
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da
mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996. (videoaula/ebook) / PIAGET, Jean. A
equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento.
Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. (videoaula/ebook) / PIAGET,
Jean. A linguagem e o pensamento da criança. Trad. Manuel Campos. Rio de
Janeiro: Fundo de Cultura, 1959. 307 p. (videoaula/ebook) / BECKER, Fernando.
Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 2012.
(videoaula/ebook) / CAROLYN, Edward; et. al. As cem linguagens da criança.
Porto Alegre. Artmed, 1999.
(videoaula/ebook) / COLL, Cesar. Psicologia da Educação Virtual:
aprender e ensinar com tecnologias da informação e da comunicação. Porto
Alegre. Artmed, 2010. (videoaula/ebook) / MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão
escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo, Summus, 2015.
(videoaula/ebook)
Módulo VIII
VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do
conhecimento em sala de aula. Libertad – Centro de Pesquisa, formação e
Assessoria Pedagógica.14ª Edição – 2002 (videoaula/ebook) / NÓVOA, Antonio.
Profissão professor. Porto: Porto Editora, 2004. (videoaula/ebook) / FREIRE,
Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987. (videoaula/ebook) /
FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler em três artigos que se completam –
Coleção Polêmicas do nosso tempo – volume 4. 26ª Edição – São Paulo, Cortez,
1991. (ebook) / VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil: uma
visão construtivista. Campinas: Mercado das Letras, 2000. (videoaula/ebook) /
JOLIBERT, Josette. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos
e comunidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006. (ebook) / FREIRE, Madalena. A
paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.
(videoaula/ebook) / HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do
caminho. Porto Alegre, Mediação, 2001. (videoaula/ebook)
Módulo IX
POSTMAN, Nei. O desaparecimento da infância.
Graphia editora. (ebook) / OLIVEIRA, Zilma Ramos de Oliveira (Org.), et.al. O
trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo: Biruta, 2012.
(videoaula/ebook) / TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a
escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre; Artmed, 2003.
(videoaula/ebook) / SOARES, Magda. Ler verbo intransitivo. In: Paiva (org).
Literatura e letramento: suporte e interfaces – o jogo do livro -
Autentica/CEALI - 2003
SOLÉ, Isabel - Estratégias de Leitura. Artmed. 6ª
Edição - 1998 (ebook) / LERNER, Delia Ler e escrever na escola – o real, o
possível e o necessário. 1ª Edição – Porto Alegre, Artmed, 2002.
(videoaula/ebook)
Módulo X
BRENELLI, Rosely Palermo. O jogo como espaço para
pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. Campinas, Papirus, 1996.
(ebook) / KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1990. (videoaula/ebook)
/ LERNER, Delia - A matemática na escola– Aqui e Agora. Porto Alegre, Artmed,
1995. (videoaula/ebook) / CUNHA, Susana Rangel Vieira da (org.). Cor, som e
movimento. Mediação, 1999. (ebook) / IAVELBERG, Rosa. Desenho na Educação
Infantil. São Paulo: Editora Melhoramentos. 2013. (ebook) / PARRA, Cecília;
SAIZ, Irma (Org.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas – Ed
Artmed, 1996. (ebook) / SMOLE, Katia; et. al. Resolução de problemas. Porto
Alegre: Artmed, 2003. 96 p. (videoaula/ebook).
Língua Portuguesa conteúdo disponibilizado em
formato PDF e exercícios
Matemática e Raciocínio Lógico conteúdo
disponibilizado em formato PDF e exercícios
Noções de Informática conteúdo disponibilizado
em formato PDF e exercícios