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Pref. de Vinhedo: Profº. de Ensino Fund. I - PEB I - EI (Ensino Infantil)

Pref. de Vinhedo: Profº. de Ensino Fund. I - PEB I - EI (Ensino Infantil)

Pref. de Vinhedo: Profº. de Ensino Fund. I - PEB I - EI (Ensino Infantil)

Requisito necessário: Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil


Modalidade do curso: EaD


Disponibilização do curso e duração: Após a data da compra, o acesso ao curso ficará disponível até 02 dias após a realização das provas objetivas.


Metodologia: aulas na plataforma digital (videoaulas e ePub)

R$ 300,00

Pagamento com cartão de crédito ou débito: R$300,00 (Pagamento processado pelo Pagseguro - Em caso de parcelamento pode haver acréscimo de taxas)

Módulos:

Conhecimentos Pedagógicos e Legislação Educacional

Módulo I

Constituição Federal/88 – artigos 205 a 214. (videoaula/ebook) / Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (atualizada): artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140. (videoaula/ebook) / Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada). (videoaula/ebook) / Lei Federal nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação. (videoaula/ebook) / Base Nacional Comum Curricular (videoaula/ebook).

 

Módulo II

BRASIL. Resolução CNE/CEB 05/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009. (videoaula/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook) / BRASIL. Parecer CNE/CEB 11/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 09 anos. Brasília: CNE, 2010. (ebook) / BRASIL. Reexame do Parecer CNE/SEB nº 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook) / BRASIL. Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC/2008. (videoaula/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009. (videoaula/ebook)

 

Módulo III

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996 (videoaula/ebook) / CAROLYN, Edward; et. al. As cem linguagens da criança. Porto Alegre. Artmed, 1999. (videoaula/ebook) / PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. Trad. Manuel Campos. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959. (videoaula/ebook) / PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. (videoaula/ebook) / VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad – Centro de Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica. 14ª Edição – 2002. (videoaula/ebook) / BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 2012. videoaula/ebook) / COLL, Cesar. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre. Artmed, 2010. (videoaula/ebook) / FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999. (videoaula/ebook)

 

Módulo IV

NÓVOA, Antonio. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 2004. (videoaula/ebook) / JOLIBERT, Josette. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006. (ebook) / VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista. Campinas: Mercado das Letras, 2000. (videoaula/ebook) / MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo, Summus, 2015. (videoaula/ebook) / HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre, Mediação, 2001. (videoaula/ebook).

 

Módulo V

OLIVEIRA, Zilma Ramos de Oliveira (Org.), et.al. O trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo: Biruta, 2012. (videoaula/ebook) / CUNHA, Susana Rangel Vieira da (org.). Cor, som e movimento. Mediação, 1999. (ebook) / TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa - Aprender a ler e a escrever– uma proposta construtivista. Porto Alegre; Artmed, 2003. (videoaula/ebook) / SOLÉ, Isabel - Estratégias de leitura. Artmed. 6ª Edição - 1998 (videoaula/ebook) / SOARES, Magda - Ler verbo intransitivo. In: Paiva (org) - Literatura e letramento: suporte e interfaces – o jogo do livro - Autentica/CEALI – 2003. (ebook) / PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (Org.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas – Ed Artmed, 1996. (ebook) / SMOLE, Katia; et. al. Resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2003. (videoaula/ebook).

 

Conhecimentos Específicos

Módulo VI

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010. (videoaula/ebook) / BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n.º 20/2009, de 11/11/2009 – Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. (ebook) / BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n.º 5 de 17 de dezembro de 2009 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. (videoaula/ebook)

 

Módulo VII

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2006. vol.1. (ebook) / BRASIL. Ministério da Educação. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEB, 2009. (ebook) / BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras nas creches: manual de orientação pedagógica. Brasília: MEC/SEB, 2012. (ebook) / BECCHI, E. et al. Ideias orientadoras para a creche: a qualidade negociada. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. Trad. Maria de Lourdes Tambaschia Menon. (Coleção Formação de Professores. Série Educação Infantil em Movimento). (ebook) / NASCIMENTO, Maria Letícia. Algumas considerações sobre a infância e as políticas de Educação Infantil. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 14. n. 23/24, p. 146-159, jan-dez. 2011 (ebook)

 

Módulo VIII

GOBBI, Marcia Aparecida; PINAZZA, Mônica Appezzato. Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014. (videoaula/ebook) / RICHTER, Sandra Regina Simonis; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, n. 1, p. 85-96, jan./abr. 2010 (videoaula/ebook) / FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? Comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: Penso, 2015. (videoaula/ebook) / HOFFMANN. Jussara. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2014. (videoaula/ebook) / BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012. (ebook) / OSTETTO, Luciana Esmeralda (org). Encontros e encantamentos na educação Infantil: partilhando experiências de estágios. Campinas/SP: Papirus, 2000. (ebook) / FALK, Judit (org). Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Araraquara: Junqueira & Marin, 2011. Trad. Suely Amaral Mello. (videoaula/ebook)

 

Língua Portuguesa conteúdo disponibilizado em formato PDF e exercícios

 

Matemática e Raciocínio Lógico conteúdo disponibilizado em formato PDF e exercícios

 

Noções de Informática conteúdo disponibilizado em formato PDF e exercícios
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