Módulos:
Conhecimentos Pedagógicos e Legislação Educacional
Módulo I
Constituição Federal/88 – artigos 205 a 214.
(videoaula/ebook) / Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do
Adolescente (atualizada): artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140.
(videoaula/ebook) / Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (atualizada). (videoaula/ebook) / Lei Federal nº 13.005/2014
– Plano Nacional de Educação. (videoaula/ebook) / Base Nacional Comum
Curricular (videoaula/ebook).
Módulo II
BRASIL. Resolução CNE/CEB 05/2009 – Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009.
(videoaula/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares
Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook)
/ BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook) /
BRASIL. Parecer CNE/CEB 11/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Ensino Fundamental de 09 anos. Brasília: CNE, 2010. (ebook) / BRASIL. Reexame
do Parecer CNE/SEB nº 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a
Educação de Jovens e Adultos – EJA; idade mínima e certificação nos exames de
EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a
Distância. Brasília: CNE, 2010. (videoaula/ebook) / BRASIL. Política Nacional
da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC/2008.
(videoaula/ebook) / BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2009 – Institui Diretrizes
Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica,
modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009. (videoaula/ebook)
Módulo III
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da
mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996 (videoaula/ebook) / CAROLYN, Edward; et.
al. As cem linguagens da criança. Porto Alegre. Artmed, 1999. (videoaula/ebook)
/ PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. Trad. Manuel Campos. Rio
de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959. (videoaula/ebook) / PIAGET, Jean. A
equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento.
Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. (videoaula/ebook) /
VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad –
Centro de Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica. 14ª Edição – 2002.
(videoaula/ebook) / BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento.
Porto Alegre: Penso, 2012. videoaula/ebook) / COLL, Cesar. Psicologia da
Educação Virtual: aprender e ensinar com tecnologias da informação e da
comunicação. Porto Alegre. Artmed, 2010. (videoaula/ebook) / FREIRE, Madalena.
A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.
(videoaula/ebook)
Módulo IV
NÓVOA, Antonio. Profissão Professor. Porto: Porto
Editora, 2004. (videoaula/ebook) / JOLIBERT, Josette. Além dos muros da escola:
a escrita como ponte entre alunos e comunidade. Porto Alegre: Artes Médicas,
2006. (ebook) / VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil: uma
visão construtivista. Campinas: Mercado das Letras, 2000. (videoaula/ebook) /
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?
São Paulo, Summus, 2015. (videoaula/ebook) / HOFFMANN, Jussara. Avaliar para
promover: as setas do caminho. Porto Alegre, Mediação, 2001. (videoaula/ebook).
Módulo V
OLIVEIRA, Zilma Ramos de Oliveira (Org.), et.al. O
trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo: Biruta, 2012.
(videoaula/ebook) / CUNHA, Susana Rangel Vieira da (org.). Cor, som e
movimento. Mediação, 1999. (ebook) / TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa - Aprender
a ler e a escrever– uma proposta construtivista. Porto Alegre; Artmed, 2003.
(videoaula/ebook) / SOLÉ, Isabel - Estratégias de leitura. Artmed. 6ª Edição -
1998 (videoaula/ebook) / SOARES, Magda - Ler verbo intransitivo. In: Paiva
(org) - Literatura e letramento: suporte e interfaces – o jogo do livro -
Autentica/CEALI – 2003. (ebook) / PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (Org.). Didática
da Matemática: reflexões psicopedagógicas – Ed Artmed, 1996. (ebook) / SMOLE,
Katia; et. al. Resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
(videoaula/ebook).
Conhecimentos Específicos
Módulo VI
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de
Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil.
Brasília: MEC/SEB, 2010. (videoaula/ebook) / BRASIL. Ministério da Educação.
Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n.º 20/2009, de 11/11/2009 –
Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. (ebook)
/ BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de
Educação Básica. Resolução CNE/CEB n.º 5 de 17 de dezembro de 2009 – Fixa as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. (videoaula/ebook)
Módulo VII
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da
Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil.
Brasília: MEC/SEB, 2006. vol.1. (ebook) / BRASIL. Ministério da Educação.
Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais
das crianças. Brasília: MEC/SEB, 2009. (ebook) / BRASIL, Ministério da
Educação. Secretaria da Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras nas creches:
manual de orientação pedagógica. Brasília: MEC/SEB, 2012. (ebook) / BECCHI, E.
et al. Ideias orientadoras para a creche: a qualidade negociada. Campinas, SP:
Autores Associados, 2012. Trad. Maria de Lourdes Tambaschia Menon. (Coleção Formação
de Professores. Série Educação Infantil em Movimento). (ebook) / NASCIMENTO,
Maria Letícia. Algumas considerações sobre a infância e as políticas de
Educação Infantil. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 14. n. 23/24, p.
146-159, jan-dez. 2011 (ebook)
Módulo VIII
GOBBI, Marcia Aparecida; PINAZZA, Mônica Appezzato.
Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014. (videoaula/ebook) /
RICHTER, Sandra Regina Simonis; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Os bebês
interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche. Revista Educação,
Santa Maria, v. 35, n. 1, p. 85-96, jan./abr. 2010 (videoaula/ebook) / FOCHI,
Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? Comunicação, autonomia e
saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: Penso,
2015. (videoaula/ebook) / HOFFMANN. Jussara. Avaliação e Educação Infantil: um
olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2014.
(videoaula/ebook) / BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância?
São Paulo: Blucher, 2012. (ebook) / OSTETTO, Luciana Esmeralda (org). Encontros
e encantamentos na educação Infantil: partilhando experiências de estágios.
Campinas/SP: Papirus, 2000. (ebook) / FALK, Judit (org). Educar os três
primeiros anos: a experiência de Lóczy. Araraquara: Junqueira & Marin,
2011. Trad. Suely Amaral Mello. (videoaula/ebook)
Língua Portuguesa conteúdo disponibilizado em
formato PDF e exercícios
Matemática e Raciocínio Lógico conteúdo
disponibilizado em formato PDF e exercícios
Noções de Informática conteúdo disponibilizado
em formato PDF e exercícios